GMs finalizam capacitação em língua estrangeira

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) conta a partir de agora com um grupamento para atuação específica no atendimento em língua estrangeira, a fim de aprimorar o atendimento oferecido aos turistas internacionais que visitam o Município. Vinte e quatro agentes, incluindo os motorizados, concluem este mês a capacitação em Língua Inglesa por meio de uma parceria com o Centro Municipal de Línguas Antonio Houaiss, da Unidade de Gestão da Educação (UGE).

De acordo com o GM Da Matta, coordenador da equipe, a ideia surgiu urgiu a partir do conceito do selo de Polícia Comunitária Internacional, que existe no mundo inteiro. Com o selo, qualquer turista reconhece pelo fardamento estilizado o profissional que pode dar o suporte mínimo necessário para que ele possa se comunicar em inglês. “Para receber este selo os agentes de segurança da GMJ precisam ter o conhecimento básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e inglês. Em breve incluiremos também o espanhol”, afirma.

Após o término da capacitação este mês, a equipe Centro Seguro da GMJ receberá o selo de Polícia Comunitária Internacional, que reforça o respeito ao cidadão, especificamente no que se refere ao convívio com estrangeiros. O Programa Centro Seguro foi criado no início deste ano para ampliar a segurança nos centros comerciais da cidade, tendo inicialmente como proposta-piloto a região da Praça Governador Pedro de Toledo (praça da Matriz) e o seu entorno.

A diretora do Centro de Línguas, Carolina Bertolo, explica que, no início, a proposta era simplesmente capacitar os GMs para fazer uso básico do inglês ao se comunicar com estrangeiros em nossa cidade. “Mas, durante a formação, houve uma grande troca de experiências e estímulo para que os agentes possam se aprofundar em seus estudos”, comenta.