Dona Laurinda vence concurso da Melhor Coxinha de Queijo

A coxinha de queijo produzida pela dona Laurinda Leonardi, do Quiosque da Roseira, foi a grande vencedora do 1º Festival da Coxinha de Queijo de Jundiaí, promovido por meio de uma parceria entre as Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e Cultura (UGC).

O festival, sucesso absoluto de público em sua primeira edição – cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Parque da Uva neste domingo – foi um dos pontos altos do Domingo no Parque especial de aniversário de Jundiaí.

Emocionada, a vencedora agradeceu aos jurados pela escolha e parabenizou os outros sete concorrentes. “É um orgulho muito grande receber o prêmio, mas o mais importante é divulgar essa delícia local que é tão famosa. Jundiaí merece um evento bonito como este”, disse Laurinda ao receber o troféu das mãos do chef Celso Santos Silva, presidente da Associação dos Cozinheiros do Brasil. A coxinha feita por dona Laurinda usa massa de mandioca e temperos especiais, disse a vencedora.

Eleita a melhor coxinha de queijo de Jundiaí para 2019

O 1º Festival da Coxinha de Jundiaí com um juri de seis chefs renomados e 3516 pessoas no juri popular elegeu, entre oito concorrentes, a melhor coxinha de queijo – patrimönio cultural imaterial da cidade – para 2019. Dentro do Domingo no Parque, o evento surpreendeu e recebeu pelo menos cinco mil pessoas. Veja a reportagem para conhecer o vencedor.

Posted by TVTEC Jundiaí on Sunday, December 9, 2018

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, destacou o sucesso da iniciativa. “Valorizar as nossas raízes e a nossa cultura tem sido uma das metas prioritárias desde o início da gestão. O Domingo no Parque já é um evento consolidado e esperamos que, a partir de agora, o Festival de Coxinha se torne uma tradição”, comentou.

Participaram do juri para escolha da melhor coxinha de queijo da cidade um grupo de sete renomados chefs, sendo seis de São Paulo e uma jundiaiense. “Convidamos profissionais altamente capacitados da capital para garantir também a imparcialidade do resultado”, explicou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. A vencedora receberá uma placa com a inscrição “Aqui se comercializa a melhor coxinha de queijo de Jundiaí”.

O chef Celso, que foi o presidente do juri, explicou que os critérios considerados para a escolha foram, por ordem de importância, o sabor, a estética/apresentação, a textura da massa, a textura do recheio e a qualidade da massa. Além das notas dos jurados, o público ajudou a escolher a vencedora por meio de uma votação pela internet. No total, 3.518 votos foram enviados pelo meio eletrônico.