JORNAL DA REGIÃO

JUNDIAÍ E REGIÃO

Leitor se impressiona com a cor da água em reservatório

Morador do Jardim América, em Várzea Paulista, enviou foto ao “Jornal da Região” da cor da água no fundo do reservatório de sua casa. A pedido do leitor a Sabesp mandou uma equipe até a sua residência, para fazer a análise da água.

Uma equipe da Sabesp esteve no imóvel e coletou amostra, na presença do cliente. O resultado da análise comprovou que a água está em perfeitas condições para consumo, conforme a legislação vigente.

Durante a visita, o dono do imóvel informou que a foto enviada ao “Jornal da Região” mostrava o conteúdo encontrado no fundo da caixa-d’água, fruto de decantação há aproximadamente um ano, quando o reservatório foi limpo.

Os técnicos explicaram que esse resíduo forma-se devido à presença de manganês na água, que, assim como outros minerais, têm limites previstos na legislação e sua ocorrência é perfeitamente normal.

A Sabesp recomenda que a limpeza da caixa-d’água seja realizada a cada seis meses.

Como fazer limpeza

1 – Feche o registro de entrada da caixa d’água;

2 – abra as torneiras internas de sua casa para esvaziar a caixa;

3 – antes que o depósito se esvazie totalmente, feche as torneiras para que fiquem retidos aproximadamente 15 cm de água no fundo da caixa. Esta água será usada na limpeza;

4 – em seguida, coloque uma bucha de pano na saída de água da caixa para evitar a entrada de sujeira na tubulação;

5 – inicie a limpeza utilizando apenas uma esponja ou escova de náilon macia para esfregar as paredes da caixa. Jamais use sabão, detergente ou outros produtos de limpeza. Retire a água e toda a sujeira do fundo e das paredes da caixa d’água, utilizando baldes e panos limpos.

6 – abra novamente o registro de entrada. Deixe o nível de água atingir 15 cm e feche de novo esse registro. Repita os passos de número 4 e 5.

7 – agora, remova a bucha de pano e abra o registro de entrada para o enchimento da caixa. Acrescente um litro de água sanitária ou um copo contendo hipoclorito de sódio.

8 – depois de ter enchido a caixa e colocado água sanitária ou hipoclorito, feche o registro de entrada, deixando esta água em repouso por no mínimo duas horas.

9 – decorrido esse tempo, esvazie completamente a caixa e abra todas as torneiras, para que essa água desinfete todas as tubulações do imóvel.

10 – finalmente, feche as torneiras e tampe a caixa, que agora está desinfetada.

%d blogueiros gostam disto: