Comércio deve deixar de faturar R$ 7,6 milhões com feriados de 2019

O comércio varejista brasileiro deve deixar de faturar R$ 7,6 bilhões em 2019 em decorrência dos feriados nacionais. De acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), esse montante é 32% menor do que os R$ 11,2 bilhões estimados em 2018.

Entidade avalia que o prejuízo será reduzido pelo fato de ter mais feriados aos finais de semana e menos pontes de emendas. No ano passado foram 15 dias entre feriados e pontes; em 2019, serão dez dias.

A FecomercioSP desconsiderou os feriados estaduais e municipais que também prejudicam, em média, a atividade comercial. Na análise da Entidade, R$ 7,6 bilhões podem parecer um enorme dano ao varejo, contudo, este valor representa 0,4% de tudo que o setor fatura em um ano, ou cerca de um dia e meio de comércio completamente fechado.

 Na opinião de Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jundiaípara esses períodos já estipulados no calendário nacional, cabe ao comerciante adotar estratégias de venda nestas datas específicas e pontes. “É uma alternativa já que não há como alterar este cronograma”, avalia.

 Conforme o levantamento da Fecomercio, o setor de outras atividades – que predomina o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros – é o que deve contabilizar a maior perda, cerca de R$ 3,16 bilhões, queda de 32% em relação a 2018. Já o setor de supermercados perderá cerca de R$ 1,93 bilhões em 2019 e também deve ter retração de 32% em comparação a 2018.

 Os demais segmentos que devem deixar de faturar com os feriados e pontes são: farmácias e perfumarias (-31%), com perda de faturamento de R$ 1,1 bilhão; seguido de vestuário, tecidos e calçados (-32%), com R$ 801 milhões; e móveis e decoração (-33%), com montante atingido de R$ 620 milhões.