Moradora fotografa descarte irregular de entulho

Uma moradora de Várzea Paulista fotografou um homem descartando entulho próximo ao Córrego Pinheirinho.

A leitora do “Jornal da Região” contou que o motorista pRou seu veículo e abriu o porta-malas para descarregar entulho na Avenida do Pinheirinho. “Moradores estão acostumados a descartar entulhos e até animais mortos no local. Prefeitura já chegou a retirar, máquinas de lavar, sofá, tanquinho“, contou.

Na semana passada a Guarda Municipal Ambiental de Várzea Paulista flagrou o descarte irregular de lixo na rua da Laguna, após a denúncia de uma moradora. Leia mais aqui.

Ecoponto
Vale ressaltar que Várzea conta com um Ecoponto. O local recebe uma infinidade de materiais que podem ser levados pelos moradores. Confira o que pode ser entregue: pisos, areia, óleos de cozinha, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, móveis, plástico, madeira, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodoméstico e eletroeletrônico. Os eletroeletrônicos como televisores, computadores notebooks e vídeo games, só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.


Cada morador pode levar até 1 metro cúbico de descarte de entulho por mês. Essa é uma quantidade significativa de material por pessoa, considerando que uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é 4606-8673.

Crime ambiental
Jogar esses detritos em locais inapropriados como calçadas, vielas, rios e córregos e terrenos é crime ambiental previsto na lei nº 1931 de 28 de março de 2008 e é punível de multa de até R$ 9 mil. Quem é pego cometendo a infração é autuado e responde criminalmente pelo ato. Para denunciar casos do gênero basta entrar em contato com a Guarda Municipal Ambiental pelo telefone 0800-770-0811, 24 horas.

Funcionamento
O Ecoponto fica na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente junto à Usina de Asfalto da cidade e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16h (sem intervalos) e sábado das 8 às 13h. No domingo não há expediente.

%d blogueiros gostam disto: