quarta-feira, 22, julho, 2026, 19:58
JUNDIAÍ

Carnaval: comércio pode optar pelo funcionamento

O Carnaval neste ano será celebrado na terça-feira (05) e não é feriado nacional, conforme a Lei nº 9.093/95, nem estadual e municipal. Trata-se de um ponto facultativo. Desta forma, o comércio está liberado para prosseguir com funcionamento normal, caso ache interessante.

“Os lojistas que optarem pelo funcionamento de seu estabelecimento neste período não são obrigados a pagar hora extra, conceder folga e nem fazer acordo coletivo com o sindicato dos empregados”, ressalta Edison Maltoni, presidente Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).

De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em estabelecimentos comerciais na região central e em bairros como Ponte São João, Vila Arens, Vila Hortolândia e Eloy Chaves, o funcionamento será normal na segunda-feira (04/03) na maioria dos locais.

Das lojas consultadas entre os dias 18 e 26 de fevereiro, 64% confirmaram a abertura, boa parte em horário normal, das 9 às 18h. Outros 26% comerciantes não abrirão suas lojas e 10% não haviam definido o horário de funcionamento até o fechamento da pesquisa. Já na terça-feira (05), a abertura é facultativa.