VÍDEO: Mata Ciliar faz resgate de lobo-guará

A Associação Mata Ciliar de Jundiaí mobilizou uma equipe para atender chamado de resgate de um lobo-guará na cidade de Serra Negra. O animal já tinha sido visto por várias pessoas nos últimos dias, em situação delicada, com sarna, magro e enfraquecido.

O dono de uma fazenda procurou a Associação pedindo ajuda e os seus funcionários colaboraram na apreensão do animal, que foi encaminhado para tratamento na sede em Jundiaí.

O lobo-guará passará por exames a fim de se obter mais informações sobre seu estado de saúde. Mas já se sabe que ele estava sofrendo por falta de qualidade no ambiente.

A escassez de áreas florestais saudáveis que comportem a fauna e a proximidade aos animais domésticos levam doenças e sofrimento aos animais selvagens, sendo que muitos deles morrem sem receber tratamento.

Felizmente, esse lobo-guará encontrou pessoas boas que se preocuparam em ajudá-lo. A participação das comunidades rurais é fundamental para a proteção e preservação da fauna, já que convivem diariamente com eles.

O lobo-guará é uma das espécies que mais corre risco de extinção. Somente no ano passado a Associação recebeu cinco lobos-guarás, vítimas de atropelamentos e zoonoses. Estudos apontam que, se a situação continuar dessa forma, a espécie pode desaparecer da natureza nos próximos 20 anos.

Conheça o Projeto Guará, uma iniciativa da Associação Mata Ciliar para preservar o lobo: http://mataciliar.org.br/projetoguara/