POLÍCIA

Foliões relatam golpes com cartões durante o Carnaval

Além de prestar atenção em possíveis furtos no meio da aglomeração, quem está curtindo o Carnaval de rua também precisa ficar atento a outro tipo de golpe: o que acontece durante as compras na folia. De acordo com a a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), situações como a cobrança dupla, a troca de cartões e a fraude do valor errado estão entre as mais comuns durante a festa.

Nas redes sociais, internautas relataram alguns golpes sofridos durante o Carnaval em todo o Brasil. Segundo a Febraban, o golpe mais comum tem sido esse da troca de cartões : na hora de realizar o pagamento, o vendedor ambulante se aproveita ou provoca alguma distração no cliente para conseguir trocar o cartão por outro qualquer.

Então, ele presta bastante atenção na hora que o consumidor digita sua senha no cartão errado, ou faz, sem que o cliente perceba, com que ele digite a senha no campo de valor, em que aparecem os números digitados, e não asteriscos.

Assim, com a senha e o cartão em mãos, o golpista consegue fazer compras e gastar o dinheiro do cliente até que ele perceba o ocorrido.

No golpe da dupla operação ou valor errado o ambulante pode fingir que a maquininha deu algum problema e diz que o cartão não passou na primeira vez. Então, ele pega outro aparelho e cobra novamente o valor. Também pode acontecer de ele se aproveitar de uma eventual distração de um cliente e cobrar um valor maior do que o devido.