Instituto Federal completa 5 anos e recebe homenagem

A unidade do Instituto Federal instalada em Jundiaí foi homenageada pela Câmara Municipal, na sessão da última terça-feira (26). A iniciativa foi do vereador Edicarlos Vieira, por conta dos 5 anos de existência deste serviço de formação profissional no município.

“O Instituto Federal tem contribuído para o desenvolvimento educacional da população, principalmente para as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho”, comentou Edicarlos.

O diretor do campus local, Lucivaldo Paz de Lira, lembrou que o Instituto Federal tem mais de um século de existência e Jundiaí esperava há muito tempo por uma instituição federal de ensino. “O Instituto verticaliza a educação, investindo do básico até a pós-graduação, oferecendo ensino de qualidade. Oitenta por cento dos professores são doutores, que atuam no tripé pesquisa, ensino e extensão”, afirmou.

Com 420 alunos, o Instituto tem como desafio agora ampliar a oferta de vagas, o que só será possível com a construção do campus pleno, em área já destinada para esse fim na região do Residencial Jundiaí. “Estamos fazendo uma articulação com os atores políticos, empresariado e sociedade civil para que o MEC libere a construção”, acrescentou.

Ensino gratuito de qualidade
Para quem estuda no Instituto Federal, a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho sem precisar pagar faz toda a diferença. “Os cursos 100% gratuitos são uma bela oportunidade de ingressar no mercado e progredir”, avaliou Paulo Henrique Onésio dos Santos, que cursa técnico em comércio.

Fazendo o mesmo curso, Keiti da Paz Santos, que mora no bairro Bela Vista, também vê na gratuidade uma oportunidade de formação. “Muitos jovens não têm condições de pagar. Daí pode conseguir trabalho com mais facilidade”.

Aluno do curso de Logística, Antonio Fernando de Lima Silva, do Eloy Chaves, foi outro a elogiar a qualidade. “O ensino é muito bom e vai me garantir profissionalmente para ingresso numa carreira”, afirmou. “E uma escola ótima, que abriu novos horizontes. Ele já vai sair empregado”, completou a mãe, Vanessa.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) é uma autarquia púlica federal, que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada diretamente ao Ministério da Educação.

O campus de Jundiaí funciona desde 2014, instalado no Complexo Argos, atuando no eixo de “Gestão e Negócios”, com vagas em diferentes cursos e modalidades. Possui salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca própria, salas administrativas e espaços de convivência. O Câmpus Jundiaí já formou 120 alunos no curso técnico em comércio e 300 alunos nos cursos de extensão, que possuem fluxo semestral.

São oferecidos cursos regulares nas áreas de Técnico em Comércio, Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – Proeja