Secretaria de Saúde realiza mutirões em Itupeva

O último sábado, 30 de março, foi marcado por dois mutirões na Unidade de Saúde da Família, no bairro Santa Fé, em Itupeva. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Prefeitura de Itupeva, os mutirões de coleta de exame de Papanicolau e pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família foram conduzidos pelas enfermeiras Dulce Mara da Silva Gomes e Vanessa Cristina da Silva de Oliveira e supervisionados pela coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Teresa Cristina Beteli Piccolo.

As ações foram realizadas das 7 às 15 horas e foram efetuadas 59 coletas de exame de Papanicolau e 159 pesagens em beneficiários do Programa Bolsa Família.

De acordo com a enfermeira Dulce Mara, os mutirões foram bem aceitos na região do bairro Santa Fé. “E esperamos que as próximas ações tenham aceitação ainda maior”, comenta.

Dulce explica, ainda, que o exame de Papanicolau é importante para a prevenção do câncer do colo de útero e sua descoberta precoce aumenta em 90% as chances de cura.

Sobre o programa Bolsa Família, a região do bairro Santa Fé possui mais de 400 beneficiários. “E, na ocasião, por meio desta ação do último sábado atingimos um quarto desta quantidade”, detalha a enfermeira Dulce, que aproveita a oportunidade para convocar os beneficiários, a fim de procurarem a Unidade de Saúde Santa Fé, localizada na rua Francisco Cardoso da Silva, 32, no bairro Santa Fé, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Próximo Mutirão
A coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Teresa Cristina Beteli Piccolo afirma que o próximo mutirão de Papanicolau e pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família será no dia 14 de abril, das 7 às 15 horas, na Unidade de Saúde Rio das Pedras, localizada na rua Lúcia de Queiroz Guimarães, s/n, Rio das Pedras.