JUNDIAÍ

Jundiaí realiza campanha de prevenção ao câncer bucal

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza, entre o final do mês de abril e o mês de maio, ações de conscientização, prevenção e orientação sobre o câncer bucal. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), registra um novo caso da doença a cada dois meses. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores.

De acordo com dados da assessoria técnica de Saúde Bucal da UGPS, as ações preventivas serão realizadas em três momentos, para atendimento da população em geral e também servidores da Guarda Municipal (GM), da DAE e da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). “Nos dias 30 de abril e 02 de maio, das 9h às 17h, a atividade será no Poupatempo de Jundiaí e aberta para toda a população interessada. A escolha pelo ponto foi feita pelo grande fluxo de pessoas, que poderão, em poucos minutos, fazer uma avaliação para identificar a suspeita de uma doença e ter o encaminhamento adequado”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera. Nos dias 02 e 03, das 13h às 19h, o atendimento será direcionado para os servidores da UGMT e GM. Nos dias 29 e 30 de maio, das 7h às 12h, o serviço será na DAE.

A rede de Atenção Básica de Saúde conta com salas odontológicas em 33 UBSs da cidade, que realizam o exame preventivo aos pacientes. Estão previstos investimentos para a ampliação da oferta, tanto com a instalação de mais salas em unidades que ainda não contam com o serviço, a partir da implantação do conceito Nova UBS, assim como a ampliação de horários de atendimento.