Fundo Social entrega mais 330 certificados

Histórias de superação e determinação marcaram a terceira formatura do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), deste ano, em cerimônia realizada nesta terça-feira (18), no Parque da Uva. No total, 330 certificados foram entregues aos alunos de 20 turmas nas áreas de Gastronomia, Estética e Beleza, Artesanato e Serviços.

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a transformação do mercado de trabalho, nos dias atuais, e a importância da qualificação profissional. “Já é possível perceber que o comportamento empreendedor é essencial para a geração de renda. Por isso, não medimos esforços para transformar talentos em grandes negócios por meio dos cursos oferecidos, gratuitamente, pelo Fundo Social”, explicou.

Waldemir Nascimento Santarosa, morador no Jardim Tamoio, vem ao encontro desta tendência. Formado no curso de Elétrica Básica e com o diploma em mãos, o rapaz se orgulha ao dizer que, mesmo empregado, já realiza trabalhos nesta área para incorporar a renda da família: “Sou ajudante do oficial de manutenção em um condomínio residencial e, agora, poderei trabalhar de forma mais segura e consciente. Além disso, em pouco tempo, comecei a fechar alguns orçamentos e estou trabalhando por conta própria, fora do horário regular de expediente”.

Já a Daniela Neri fez o curso de Auxiliar Administrativo no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), no Complexo Argos, onde também cursa o terceiro ano do Ensino Médio: “Hoje, me vejo muito melhor que antes. Me sinto mais capaz e confiante de conquistar uma vaga nesta área”. Quem também não escondia a felicidade era a Evelúcia Gomes da Silva que, há quatro anos, deixou Alagoas para viver em Jundiaí. A cozinheira fez o curso de Aproveitamento de Alimentos e se surpreendeu com o que viu em sala de aula. “Descobri que tudo pode ser bem utilizado, sem perder a capacidade nutritiva. O mais interessante foi aprender, por exemplo, a fazer massa de pizza com arroz”, contou.

Com vocação voltada à qualificação profissional, o Fundo Social de Solidariedade já disponibilizou, entre os meses de janeiro e junho, 4.726 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, workshops e oficinas. Em 2018, durante todo o ano, foram ofertadas 5 mil oportunidades. A diretora do Funss, Francine Picardi, representou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado, e destacou os avanços da unidade na promoção destas ações. “Além das capacitações em nossa sede, hoje, o Fundo Social também está presente nos bairros mais afastados da região central. Até agora, são mais de 600 pessoas beneficiadas com capacitações de qualidade em diferentes localidades. Seguiremos ainda mais firmes para ampliar o acesso e gerar novas chances de aprendizado para o fortalecimento das famílias”, afirmou.