Oficina ensina como cuidar de livros

Com as 20 vagas oferecidas esgotadas, a Oficina de Higienização de Acervos Bibliográficos foi realizada neste sábado (3) Centro de Memória de Jundiaí, no Complexo Fepasa. O evento fez parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2019, realizado pela Unidade de Gestão de Cultura, que trará, até o próximo dia 31, uma série de oficinas e palestras gratuitas abertas para o público geral.

A oficina foi ministrada pelas especialistas Kathlin Morais e Malu Nagai, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e trouxe técnicas básicas de preservação e conservação de material bibliográficos, como manuseio correto e limpeza. Cada participante pôde levar um livro para praticar; quem não levou, teve à disposição alguns exemplares antigos distribuídos pelas professoras.

Larissa Costa, fã de literatura, levou um livro publicado em 1984 para restaurar: “Corpo”, de Carlos Drummond de Andrade, que tinha fitas adesivas coladas e marcas de umidade. “Gosto demais desse livro, ele tem um valor sentimental para mim”, disse. Já a encadernadora Mariléia Sanches Marques trouxe “Perambulando pela Turquia e pela Grécia”, publicado em 1961 pela extinta editora José Olympio. “Eu até tenho livros mais antigos, mas este foi do meu pai, e eu queria mantê-lo em bom estado”.

Sob orientação das professoras, os participantes utilizaram tecidos, pincéis e escovas de vários tipos para retirar umidade e poeira dos exemplares, e foram orientados sobre como guardar os livros para evitar os maiores inimigos da conservação: luz, umidade e alta temperatura.

 

Programação

Os próximos eventos ocorrerão nesta segunda-feira (05), quando o Centro de Memória recebe, às 19h, a Oficina de Leitura de Manuscritos, também ministrada por Kathlin Morais. Os participantes entrarão em contato com as primeiras técnicas para leitura de manuscritos do século 17 e deverão levar caneta, borracha e lápis.

No sábado (10), às 10h, na Sala B1 do Complexo Fepasa, será oferecida a oficina Documento de Família, ministrada pela profissional arquivista Maria Fernandes Mendes e Freitas. Durante a oficina, realizada pela Fundação Energia e Saneamento, serão dadas orientações da área arquivista e conservação sobre como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família.

A programação completa e os links para inscrição podem ser consultados no site do Mês do Patrimônio Histórico (https://cultura.jundiai.sp.gov.br/mesdopatrimonio/)

 

Mês do Patrimônio Histórico e Cultural