Festa Julina arrecadou mais de 18 toneladas de alimentos

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí finalizou, nesta terça-feira (06), a contagem e triagem dos itens arrecadados pela segunda edição da Festa Julina de Jundiaí. No total, o evento arrecadou 18.260 quilos de alimentos não perecíveis. Destes, 1.300 quilos foram descartados, uma vez que estavam com o prazo de validade vencido ou com as embalagens avariadas, tornando os itens impróprios ao consumo. A doação superou o ano anterior, quando 13.533 quilos de alimentos foram angariados. A programação cultural também arrecadou 1.578 peças de roupas, que foram direcionadas para a Campanha de Inverno.

Para a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado, a iniciativa foi muito importante, uma vez que reforçou os estoques da Campanha Permanente. “Naturalmente, com a Campanha de Inverno a todo o vapor, há a diminuição da doação de alimentos para esta outra ação, que também é essencial para as famílias em vulnerabilidade. Por isso, estamos muito felizes com a colaboração”, explicou.

As doações já estão sendo encaminhadas para as mais de 130 entidades cadastradas na unidade. Entre elas, estão instituições que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade, além de pessoas em situação de rua. A Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, que acolhe crianças e adolescentes, com idade entre zero e 18 anos, em processo de adoção ou recuperação familiar, é uma delas. “O alimento é o item que mais precisamos porque, além dos acolhidos, temos também funcionários que ficam 24h na unidade. Esta contribuição chegou em um ótimo momento para nós e estamos muito agradecidos por isso”, afirmou o presidente, Adriano Aparecido de Moraes.

A Comunidade Acolhimento Bom Pastor, que auxilia pessoas em vulnerabilidade na região do Jardim Novo Horizonte, também recebeu alimentos. “Chegou tudo certinho e com produtos de excelente qualidade. Já distribuímos para algumas famílias, que estavam no aguardo, e também separamos em um pequeno estoque para novas demandas que possam surgir nos próximos dias”, explicou Rodrigo Pierobon, coordenador técnico da entidade. A Associação de Combate a Aids Infantil (ACAI), localizada no bairro Anhangabaú, é outra instituição contemplada, recentemente, com a doação de alimentos. “Esta ajuda que chega por meio do Fundo Social faz a diferença no dia-a-dia das pessoas atendidas aqui”, contou Maria Luísa Casanova, responsável pelo atendimento às famílias.

 

De acordo com a organização da Festa Julina, os itens foram entregues pelo público na bilheteria do recinto por meio de duas modalidades: uma para o show do cantor Ferrugem e outra para os demais dias de programação. Na primeira, o público trocou um quilo de alimento não perecível, uma peça de agasalho ou um litro de leite por um ingresso do tipo pista.  Na segunda, o cliente que adquiria o Ingresso Solidário ganhava desconto de cerca de 40%, mas com a obrigatoriedade de entregar a doação no acesso ao evento.

 

Campanhas

A Campanha Permanente de Solidariedade ocorre o ano inteiro. Os interessados podem colaborar, diretamente na unidade, com a doação de alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, água mineral, vestuário, calçados, roupas de cama e banho, fraldas, produtos de higiene pessoal e de limpeza. O Fundo Social fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Informações pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.