Complexo Fepasa será restaurado

Em reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), os 15 conselheiros presentes aprovaram por unanimidade o projeto de restauração do Complexo Fepasa.

O Complexo Fepasa é o único bem material de Jundiaí tombado em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já havia aprovado o projeto. No entanto, por fazer parte do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (IPAC), a aprovação pelo Compac era uma etapa necessária.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explica que a restauração visa dar novos usos ao Complexo. “O projeto trata do restauro da fachada da ala histórica e dos telhados, além de trazer novos usos a espaços que ainda estão deteriorados. Paralelo a isso, como parte dos investimentos de novas fases do Avança Jundiaí, devem ser discutidos esses novos usos pela adequação do Plano Diretor do Complexo”.

Também fazem parte da programação oficinas, palestras, rodas de conversa, colóquio, uma caminhada turística e a 7ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial na Fatec e no Complexo Fepasa.