JUNDIAÍ

Geresol encaminha 10 mil lâmpadas para tratamento

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), encaminhou 10 mil lâmpadas fluorescentes para o processamento específico ao produto, que separa as substâncias químicas e evita contaminação do meio ambiente.

O espaço de Jundiaí conta com cerca de 80 mil lâmpadas em ‘estoque passivo’ que serão encaminhadas em 6 meses para a destinação final.

As lâmpadas fazem parte de material com logística reversa, ou seja, os fabricantes são responsáveis pelo recolhimento e destinação do material de forma adequada. Atualmente existem postos de coleta deste tipo em pontos da cidade, mas em anos anteriores, não havia a alternativa.

Quando não havia a opção do descarte, muitos destes itens foram destinados ao Geresol. “Para dar a correta destinação, foi contratada uma empresa específica para o tratamento deste material”, explica a o diretor de Limpeza Pública da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos, Márcio Moraes.

A meta é estabelecer fluxo constante do material para eliminar o quantitativo existente no espaço. “A expectativa é de que em 6 meses o quantitativo seja eliminado”, salienta Márcio.