Circuito das Frutas estuda sistema de inteligência

O Consórcio Municipal para o Desenvolvimento do Circuito das Frutas teve mais uma reunião de trabalho. O principal tema abordado foi o Sistema de Inteligência Turística (Situr) que pode ser adotado para melhorar o acesso a informações, alavancar negócios e trazer mais turistas às cidades da região.

Além do presidente do consórcio, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, estavam no encontro a prefeita de Jarinu, Eliane Lorencini Camargo, o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Ribeiro Mustafa, e autoridades de outras cinco cidades do Circuito das Frutas. Morungaba e Atibaia não enviaram representantes. O Consórcio é formado por 10 municípios: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

O Situr oferece um cadastro on-line tanto para agentes públicos quanto privados.

Disponibiliza ainda um portal turístico, ferramentas de promoção, dados atualizados em tempo real sobre o mercado e a ocupação de hotéis, capacitação de mão de obra e informações sobre planos de desenvolvimento turístico e marca e identidade visual dos destinos.

No entanto, há detalhes financeiros e jurídicos para definir por sua aquisição ou não.

Ainda na reunião, foi entregue aos presentes um exemplar do Passaporte do Circuito das Frutas, um pequeno guia que reúne informações dos destinos de turismo rural da Região, entre sítios, fazendas, restaurantes rurais, adegas, vinícolas, alambiques e haras.

Cada município é identificado na publicação por uma cor e seus representantes receberão uma cota do Passaporte para sua divulgação. Outra parte do material será distribuída em eventos que o Circuito das Frutas participar.