Xô Dengue visita 3 mil imóveis

A ação de orientação e controle contra o mosquito Aedes aegypti, o Xô Dengue, realizado pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com o 12º GAC, encerrado nesta sexta-feira (4), resultou na visitação a 3 mil imóveis espalhados em mais de 12 regiões da cidade. Além da orientação para eliminação, os técnicos fizeram levantamento sobre os criadouros ainda encontrados e que podem conter ovos do mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika, chicungunya e febre amarela.

Para a dona de casa Maria Áurea da Silva, moradora na região da Vila Rami, a visita da equipe foi importante. “Tenho quase 50 vasos com plantas e vou deixar com os pratos virados para não acumular água. A visita faz as pessoas lembrarem sobre a importância do cuidado do quintal”, explica.

De acordo com a biomédica da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) Ana Lúcia de Castro, dos imóveis visitados, os criadouros identificados com maior frequência foram os pratos dos vasos, seguidos por vaso, garrafas descartáveis, latas, frascos, lonas e pneus. “As pessoas que não receberam a visita dos agentes de controle de zoonoses ou dos soldados, podem aproveitar o final de semana para fazer a verificação do quintal, antes do período de chuvas. A eliminação dos recipientes que podem acumular água é a forma eficiente de combater o vetor de transmissão”, adianta.