São Vicente celebra mês Mundial do Cuidado Paliativo

Com o tema “Meu Cuidado. Meu Direito” o Dia Mundial do Cuidado Paliativo, lembrado no segundo sábado do mês de outubro, ocorrerá no próximo sábado, dia 12. Para lembrar a data o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo elaborou uma programação especial entre os dias 07 e 29 deste mês. As atividades incluem apresentações, palestras, massagem, corte de cabelo, distribuição de pizza e sorvete e a 1ª Caminhada do Serviço de Cuidados Paliativos, que irá movimentar pacientes, acompanhantes, médicos, enfermeiros e demais interessados.

De acordo com a médica geriatra Fernanda Rezende Dias da Silva, que coordena o departamento de Cuidados Paliativos do São Vicente, o setor tem como especialidade o atendimento a pacientes com doenças mais graves, progressivas e que necessitam de cuidados maiores. “São casos de pacientes que precisam controlar sintomas, sejam físicos, psicológicos ou sociais”, explica. “Atrair a atenção para a data é uma forma de mostrar que isso não significa final de vida e sim que existem diversas possibilidades de tratamento”, relata sobre a importância da ação.

O Departamento de Cuidados Paliativos conta com 16 leitos e o índice médio de ocupação é de 80%. Também são realizados em média 60 atendimentos mensais no ambulatório do setor. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, focada no cuidado clínico 24 horas, mas também no atendimento humanizado, que visa garantir o melhor bem-estar do paciente e de seus familiares.

Márcia Cristina R. Pereira, que acompanha o irmão internado, sente-se muito agradecida pelas ações. “Se cada um fizer um pouco, o mundo fica melhor. Eu fui pessoalmente agradecer ao cabeleireiro que cortou os cabelos do meu irmão, disse que Deus o abençoasse e ele tivesse cada vez mais sucesso na vida. A pizza também foi maravilhosa. Posso dizer que estou muito agradecida e que, apesar de estar num hospital, foi tudo perfeito”, afirma.

A acompanhante de outro paciente, Patrícia Simone Canuto da Silva, elogia a iniciativa. “Nós, acompanhantes, passamos muito tempo dentro do hospital, num ambiente que já é desconfortável pela situação do nosso familiar. Essa ação nos ajuda a passar pelo dia, nos anima. A pizza é muito gostosa. Gostei muito da ação”, comenta.

A programação especial, criada pela equipe que atua diretamente no setor de Cuidados Paliativos, teve início nesta segunda-feira com corte de cabelo dos pacientes, entrega de sorvetes gentilmente cedidos pela Jundiá, pedaços de pizza fornecidos pela Pizzaria Quintal Fratelli e apresentação do Coral Voz e Violão.

Nesta terça, dia 08, a programação continua com a ação Cãoterapia, às 14h30. No dia 10, quinta-feira, haverá a apresentação dos Cantores da ONG Amigos pela Fé e massagem facial para os colaboradores com a voluntária Adriana Ribeiro, ambos às 11h30. No sábado, dia 12, ocorrerão as performances dos palhaços do Grupo Caminho da Alegria, às 14h. Dia 26 será a vez da 1ª Caminhada do Serviço de Cuidados Paliativos, a partir das 8 horas, no Parque da Cidade. E para encerrar, no dia 29, será realizada a palestra “Cuidados Paliativos: uma abordagem prática e espiritual”, ministrada por Joana Nunes e Thiago Salin. A palestra será no espaço BioNathus, às 19h30. Inscrições e informações pelo telefone 11 3395-8816.