quarta-feira, 22, julho, 2026, 22:03
JUNDIAÍ

Novo microscópio do São Vicente eleva resultados de neurocirurgias

Já em funcionamento, o novo equipamento doado pela Equipe de Neurocirurgia do Hospital São Vicente de Paulo, foi recebido pelos profissionais da especialidade. O Microscópio modelo F20 é suíço, da marca Leica, uma das líderes do mercado no desenvolvimento de microscópios e instrumentos científicos para análise de microestruturas e nanoestruturas. O equipamento facilita a atuação dos médicos e agrega ao parque tecnológico do setor, já formado por dois microscópios nacionais.

“É um aparelho top de linha, com uma qualidade muito superior ao que já possuímos. Ele nos proporciona uma visão extremamente nítida durante o procedimento, a iluminação é melhor e a lente é de alta resolução. Esse novo equipamento eleva o nível dos resultados nas cirurgias. Com certeza, uma grande conquista para nossa equipe e para a instituição”, disse o neurocirurgião Allan Zimmermann.

O aparelho será utilizado em diversas abordagens da neurocirúrgica como o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos, entre outras. A primeira cirurgia com o equipamento foi realizada no mesmo dia.

“Foi uma micro cirurgia de um tumor cerebral. O novo microscópio auxilia na dosagem e na técnica da cirurgia. O procedimento ocorreu bem e o paciente já apresenta uma boa recuperação”, conta o também neurocirurgião Denis Isao Ueoka.