Alunos da FMJ promovem mutirão da saúde no Centro sábado (19)

Os alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí, realizam neste sábado (19) mais uma edição da ação social da faculdade, voluntária, chamado Projeto Vozes das Ruas (PVR).

O evento será na praça da Matriz de Jundiaí (Praça Governador Pedro de Toledo) das 10 às 15 horas.

“Todo ano atendemos por volta de 500 pessoas nessa atuação na praça”, disse Catarina Ceolin, uma das estudantes envolvidas na ação.

O Projeto Vozes das Ruas (PVR) é um de extensão realizado pelos alunos da FMJ. Fundado em 2010 pelos próprios alunos, o PVR conta com o apoio da faculdade e de patrocinadores para poder levar ações transformadoras de saúde e qualidade de vida a populações carentes de Jundiaí e região. Para alcançar o seu propósito, o PVR atua por meio da realização de “mutirões de saúde”.

Neles, primeiramente é realizado um cadastro com perguntas básicas a respeito do indivíduo e de sua saúde (questões sobre moradia, presença de rede de esgoto, utilização dos serviços de saúde, entre outros). Posteriormente há a realização da aferição de pressão arterial, medida da glicemia capilar, medidas antropométricas. Por fim, baseada nos dados obtidos, é feita uma orientação de saúde a fim de que o indivíduo conheça um pouco mais de sua saúde e possa melhoras nos aspectos deficientes.

Mutirão

Ao longo do ano o projeto realiza mutirões de saúde e atividades em escolas de família. Esses eventos proporcionam à população de Jundiaí o desenvolvimento de atividades de educação e cidadania voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos no intuito de promover saúde e prevenir doenças. Alguns dos temas abordados são: cidadania, saúde da criança, saúde bucal, saúde da mulher e prenatal, saúde do homem, problemas sociais, como tabagismo, álcool e drogas, jovens e sexualidade, DSTs, gestação na adolescência e saúde do idoso.