JUNDIAÍ

Crianças sugerem ideias para grafite no São Camilo

Muitas árvores, flores e cor, muita cor. Assim é o Jardim São Camilo sonhado pelas 50 crianças que participaram da oficina de desenhos realizada nesta quinta-feira (7) pela FUMAS, com apoio do coletivo de hip-hop The King´s e da associação Almater.

O objetivo da oficina – destinada às crianças assistidas pela entidade com idade entre 6 e 11 anos e também para os participantes do Programa de Suplementação da FUMAS -, era levar a cultura hip-hop e também orientá-las na produção de ideias para ilustrar o painel de grafite que enfeitará o novo viaduto do bairro, que concluirá a obra de interligação viária que está unindo o Jardim São Camilo e o Jardim da Fonte.

“A ideia é usar a arte para expressar o desejo daquilo que sonham para o bairro”, explicou o artista Jensen Silva, o Jen-Jay King. “E o grafite, que é um dos elementos mais presentes na cultura hip-hop, será a ferramenta para que elas se expressem para o mundo”, explicou.

A superintendente da FUMAS, Solange Marques, participou do encontro e conferiu de perto os desenhos. “Eles expressam seus desejos de forma clara e pedem coisas como respeito, dignidade e igualdade, que são sentimentos para os quais trabalhamos todos os dias para que não só o São Camilo, como todos os outros núcleos da cidade, possam ter orgulho de sentir. Tenho certeza de que estas crianças, ao verem suas ideias transformadas no grafite, ficarão felizes em terem participado deste processo.”

A educadora social Patrícia Ribeiro Pierassi , do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), responsável pelo trabalho de fortalecimento de vínculos realizado pela Almater com as crianças, destacou que a oficina realizada hoje é uma forma de proporcionar que as crianças ampliem o sentimento de pertencimento ao bairro. “Tudo o que elas sentem que estão agregando, também ajudarão a proteger”.

 

Ideias coloridas

A pintura do grafite no viaduto será feita por seis artistas do Coletivo The King´s, até o final de novembro. O painel será dividido em seis partes e as ilustrações serão baseadas numa compilação de ideias dadas pelas crianças durante a oficina. Todas as crianças ganharam um estojo de canetinhas e um kit de pintura foi sorteado entre todos os participantes. Fã de hip-hop, Gabrielle Alves Veras, de 10 anos, foi a vencedora do prêmio, entregue pela superintendente da FUMAS.

Se depender de Danieli de Freitas Ramos, de 11 anos, o São Camilo será um bairro com muitas cores. “Fiz muitas flores, árvores e deixei as casas bem coloridas”. Já para Monique Gabrielly Mascarenhas da Silva, de 10 anos, respeito é uma das coisas que devem constar no grafite. “Quero um bairro onde todos se respeitem e sejam respeitados”.

E para Laynara Marielly Alves Gouveia, de 10 anos, uma flor foi a única ideia que lhe ocorreu como sugestão. “Assim que ele começou a falar o que era eu já sabia que faria. Fiz uma flor porque ela simboliza a paz e é tudo o que eu quero para o São Camilo”, deseja a garotinha.