“Ponte Segura” vai levar segurança para a Ponte São João

A implantação do programa “Ponte Segura”, com a descentralização das ações da Guarda Municipal para o bairro, nos mesmos moldes como já acontece no Centro Seguro, para combate à violência e criminalidade. Essa a principal proposta apresentada pelo prefeito Luiz Fernando Machado durante encontro realizado na noite desta terça-feira (19), na sede do Estrela da Ponte, que teve por objetivo discutir situações comuns sobre segurança relacionadas ao bairro da Ponte São João.

“Não há outro caminho a não ser trilhar em parceria – como o fazemos há quatro meses neste bairro. Dialogando e enfrentando cada problema de maneira pontual; trabalhar as sugestões, com a avaliação mensal do que já foi feito e avançarmos para os próximos passos. Manter a ordem pública, consequentemente o bem-estar da população, é o compromisso de todos nós”, destacou o prefeito Luiz Fernando.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno, as intervenções no bairro prosseguem de maneira crescente e monitorada. “Já realizamos 64 ações em conjunto com Serviços Públicos. A manutenção dos trabalhos é fundamental para termos a situação sob controle. Para isso contamos com o apoio e a participação dos moradores, direcionando informações para que possamos continuar atuando de maneira pontual e efetiva: o patrulhamento diário não cessa, acontece de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados. O que foi pactuado durante a primeira reunião, está acontecendo.”

O comandante do 49o. Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Yasui, ressaltou a importância e necessidade do Vizinhança Solidária, um programa que vem ganhando a adesão positiva da população, com participação cada vez mais efetiva, a mudança de comportamento: monitorando a rotina diária no respectivo bairro; registrando boletim de ocorrência; agentes multiplicadores na informação de atitudes suspeitas ou atos delituosos.

 

Tolerância zero

O plano de segurança é intensificado há quatro meses, com Operação Saturação realizada pela Guarda Municipal na grande região que inclui as vilas Graff, Joana, Guilherme, e Cordeiro; jardins da Fonte e Carlos Gomes, tendo como objetivo diário combater o tráfico de drogas, roubos, furtos, e a prevenção de outros crimes; dessa forma orientando moradores e comerciantes que demonstram a preocupação no dia a dia.

Além do patrulhamento diário e intensivo – equipes deslocam-se diuturnamente para a região – , a Guarda Municipal realiza a abordagem das pessoas em situação de rua, identificando principalmente aquelas em atitude suspeita que são conduzidas ao plantão policial quando a circunstância assim constatar e exigir; recebem orientação por parte dos agentes de segurança pública, com o encaminhamento necessário ao atendimento social junto às instituições e setores que poderão acolhê-las.