Jundiaí terá encontro de viticultura e enologia

Estão abertas as inscrições gratuitas para o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia do Sudeste, que será realizado na Adega Beraldo di Cale nos dias 29 e 30 de novembro. O evento será organizado pela EnoConexão, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, e do Polo Turístico Circuito das Frutas, do qual Jundiaí faz parte. A programação dos dois dias é gratuita e aberta a todos os públicos, mas quer mobilizar, principalmente, produtores e entusiastas de um bom vinho.

De acordo com a Marcela Moro, diretora do Departamento de Turismo da UGAAT, são esperados mais de 300 participantes de todo o Sudeste. “O evento foi pensado para discutir tecnicamente as dificuldades de produção encontradas hoje e para incentivar a ampliação da produção de uva de mesa, das viníferas e de vinho em nossa cidade e região. Naturalmente, um evento como esse melhora a qualidade da produção e, consequentemente, pode incrementar o fluxo turístico local”, afirma. Na edição de 2018 participaram mais de 200 produtores de uva e vinho.

Para o sócio da EnoConexão, Rafael Vicchini, o evento irá proporcionar acesso a informações, tendências e pesquisas fundamentais ao trabalho do produtor local e nacional. “Entre as principais discussões estarão, por exemplo, as apresentações técnicas sobre como evitar perdas inesperadas, incluindo doenças de final de ciclo nas plantações”, exemplificou. As análises em questão serão apresentadas por Lucas da Ressurreição Garrido, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho-Bento Gonçalves.

Outro ponto alto do encontro envolverá fatores motivacionais, com a apresentação de soluções diferenciadas do plantio da uva e de novas visões de mercado, apresentadas pelo agrônomo e enólogo chileno Cristian Sepúlveda, considerando as atuais colheitas de inverno em solo brasileiro.

Inscrições podem ser feitas clicando aqui.