Projeto abre mercado de trabalho para jovens
“Eu consegui meu primeiro emprego por conta do curso de preparação para o mercado de trabalho oferecido pela Prefeitura de Jundiaí. Cheguei a fazer entrevista antes, mas como não sabia como preparar um currículo, como me portar, me vestir e até me expressar corretamente, não havia conseguido uma colocação. Foi pela preparação que tive a tranquilidade e o conhecimento necessários para conquistar a minha primeira experiência profissional, como menor aprendiz”, explica Noemily Aparecida Alves da Silva, 17 anos, moradora no Jardim Tamoio.
Ela e outros jovens inscritos pelo Programa de Extensão Comunitária (PEC) para o Programa de Capacitação Inicial de Adolescentes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além dos abrigos que fazem parte da rede da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, se formaram, nste sábado (23), no auditório Água, da DAE S/A. “A capacitação oferecida é o primeiro passo para a iniciação dos jovens entre 15 a 17 anos no mercado de trabalho. As aulas, que são realizadas por meio de parceria com a Faculdade Anhanguera Pitágoras, tem o objetivo de proporcionar vivências, dinâmicas e interações que se transformam em bagagem para o início da carreira profissional”, explica a gestora adjunta da UGADS, Maria Brant de Carvalho Falcão.
Alefe da Silva Cruz, 16 anos, morador no Jardim Tamoio vai começar a trabalhar como menor aprendiz em uma loja de rede nacional e já sabe o que vai fazer com o salário que receberá. “Tenho projetos para o meu futuro: melhorar a minha formação com mais cursos como inglês e informática, além de investir em uma academia, pois quero ser boxeador”, explica o adolescente, que está no 1º ano do ensino médio, na Escola Estadual Maria de Lurdes.
Segundo a agente técnica e responsável pela formação, Larissa Fernandes e Souza, parte dos jovens que se formaram na turma do segundo semestre de 2019 já está encaminhada para o mercado de trabalho. “Foi realizado, recentemente, no Fundo Social de Solidariedade, um processo seletivo para os nossos jovens pelo conglomerado de lojas Top Brand. Esse é um trabalho de encaminhamento a partir das solicitações das empresas pela legislação específica do menor aprendiz. Aqueles que não forem absorvidos, terão a oportunidade de dar continuidade ao processo de formação, com o curso avançado, que será iniciado no próximo ano”, explica a técnica, lembrando que cerca de 2,4 mil jovens já passaram pelo programa.
As empresas interessadas em selecionar jovens para a contratação de menores aprendizes podem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 4583-7317 ou 4589-7319 para as tratativas.