Seminário debate volta dos trens de passageiros

O transporte ferroviário de passageiros, há décadas desativado e abandonado, na malha ferroviária paulista, foi tema de importante Seminário no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

O Sindicato, que está festejando 85 anos de atividades, em parceria com a Ferro Frente e outras entidades que defendem melhorias na mobilidade humana, promoveram este momento de debate/articulação e compartilhamento de ideias objetivando a reativação do transporte ferroviário de passageiros.

O Seminário foi realizado num momento em que está sendo feita a prorrogação de contrato com a empresa que opera os serviços de transporte ferroviário na malha paulista.

Atualmente o transporte ferroviário é só para cargas.

Entidades da sociedade civil organizada sugerem e articulam a volta do transporte ferroviário.

O assunto vem sendo discutido por personalidades do cenário nacional, como o presidente da Ferro Frente – José Manoel Ferreira Gonçalves, do presidente do SEESP – Murilo Pinheiro, Luiz Henrique Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas, da ex ministra e atual senadora Katia Abreu, do ex ministro e atual secretario dos transportes de São Paulo, Alexandre Baldi, bem como outras importantes personalidades que dedicam seus trabalhos sobre a mobilidade humana.

Ainda na defesa da volta do transporte ferroviário para passageiros na malha paulista, a Ferro Frente tem ação no Supremo Tribunal de Justiça, que será julgada no próximo dia 11 de dezembro, em audiência presidida pela ministra Carmen Lucia.

Texto: Reinaldo Oliveira