Turma de italiano da EMEB Anna Rita cria canal no YouTube

Como se diz “amarelo” em italiano? “Giallo”, responde a turma do 3º ano da EMEB Anna Rita Alves Ludke, na Vila Alvorada, que tem aulas do idioma desde meados de setembro passado. A turma criou até um canal no YouTube, chamado 28 Estrelas. “Escolhemos esse nome porque somos 28 na sala”, explica o aluno Guilherme Zamberlan. O canal pode ser assistido aqui.

A iniciativa integra o programa Escola Inovadora, criado na gestão Luiz Fernando Machado para fortalecer o ensino municipal com investimentos em três pilares: melhoria da ambiência das escolas, capacitação dos professores e ensino inovador. O projeto foi viabilizado graças à parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB) e o Circolo Italiano.

O início foi em abril, quando os professores da rede municipal começaram a ter aulas de italiano para poder levar o conhecimento à sala de aula. Responsável pela aula do idioma na EMEB Anna Rita, a professora Arianna Peliciari Tinelli Busch afirma que o progresso foi grande, apesar do curto período de tempo. “As crianças já cantam, fazem jogos e brincadeiras, tudo em italiano”, conta.

A própria turma resolver montar o canal no YouTube. “Tivemos essa ideia para compartilhar o que aprendemos na sala de aula”, diz a estudante Isabella Brotas. Gravadas pela professora, as cenas mostram os alunos cantando, brincando e apresentando as palavras novas.

Maria Eugênia Savietto é quem dá aulas aos 40 professores da rede, duas vezes por semana, no Complexo Argos, e ressalta o empenho dos docentes. “O que eles estão fazendo é fantástico”, diz. “Trocamos ideias e compartilhamos experiências que estimulam os alunos”. O projeto deve ser expandido em 2020 para outras EMEBs.