JUNDIAÍ

Nova UBS Traviú amplia serviços

A Nova UBS Traviú, entregue pelo Prefeito Luiz Fernando Machado à população, é mais uma unidade do Município a ganhar o modelo de atendimento humanizado e resolutivo em ambiente acessível, confortável e acolhedor determinado pelo conceito aplicado pela Prefeitura de Jundiaí. Além de ampliar o número de consultórios em 150% e implantar o serviço odontológico universal – que resultarão em ampliação da oferta de consultas em, no mínimo, 30% -, os 5 mil usuários ativos ainda passam a contar com um equipamento eletrocardiógrafo – para a realização de eletrocardiogramas -, além dos programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, que promovem o acolhimento do usuário e a qualificação do serviço prestado. A entrega foi feita em clina de festa, com a apresentação do Programa ‘Ruas de Brincar’ no estacionamento da igreja, em frente ao equipamento de saúde

“O sentimento de entregar a Nova UBS Traviú, um equipamento que estava degradado e pequeno, totalmente reformado e com ampliação nos serviços prestados é de decisão acertada na priorização dos investimentos. A Saúde é um dos pilares da gestão, assim como a Educação. Além de todo o conceito de ambiência e humanização aplicado ao espaço, que ganhou também o atendimento odontológico universal, a Nova UBS Traviú  conta com os programas de qualificação ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ e terá ampliação nos recursos humanos para o atendimento da população”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

 

A obra foi realizada pelo proprietário do imóvel e os investimentos em mobiliário e equipamentos foram feitos pela Prefeitura de Jundiaí, no valor de R$ 100 mil. “A ambiência faz parte do atendimento em Saúde, por isso, a Nova UBS Traviú é totalmente acessível e teve o espaço ampliado, para o ganho de qualidade do serviço para a população. Outra novidade é a implantação do atendimento odontológico, já que esta era uma das três unidades que não contavam com o serviço implantado. Com isso, a população passa a contar com o cardápio completo da atenção básica resolutiva, já que a unidade passa a contar com equipamento para a realização de exames de eletrocardiograma”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Com as ampliações de espaço, a oferta de atendimento à população será de, no mínimo, 30%, com a ampliação na carga horária de médico clínico e enfermagem.

Segundo dona Alaíde Maria Lourençon Steck, nascida no bairro, a melhoria do espaço de saúde é um ganho para toda a população. “Estamos longe do Centro e muitas pessoas têm dificuldades para sair daqui. Ter um serviço de saúde perto de casa, completo e ainda com exames, ajuda muito. Estamos felizes com a administração, por ter feito essa benfeitoria para a comunidade”, explica.

Durante a cerimônia de entrega da reforma, as famílias tradicionais do bairro que colaboram para o desenvolvido foram homenageadas a partir de Nelson Steck, Alda, Rizetto, Paula Acelino Camargo, Edison Turqueto, Sálvio Lourenção,  Adolfo Carbonari e Vicente Lourenção.  Dona Paula, que é moradora no bairro há mais de 30 anos, tem história de amor com a unidade de saúde. “Foi aqui que eu fiz o pré-natal das minhas filhas – exceto a primogênita, que tinha 3 anos quando nos mudamos para cá – e elas fizeram o pré-natal dos meus netos aqui. Ainda sou usuária, faço acompanhamento com clínico, psicólogo, pego as medicações, vacinas, enfim, tudo o que preciso está aqui. Agora, que terá dentista e eletro, ficou ainda melhor”, comemora.