Mais de mil motoristas foram multados por embriaguez

A Polícia Militar Rodoviária realiza desde sexta-feira (27) a Operação Ano Novo com objetivo de prevenir crimes e promover segurança e fluidez no trânsito nas rodovias paulistas.

De acordo com os resultados parciais já são quase 15 mil motoristas submetidos a testes do etilômetro, dos quais, 1.012 foram autuados e 16 presos em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.

O efetivo tem à disposição recursos como monitoramento por câmeras, etilômetros, radares (portáteis e móveis), binóculos, entre outros equipamentos. São verificados excesso de velocidade, embriaguez de condutores, ultrapassagens proibidas, uso de cinto de segurança e dispositivos de retenção para crianças, uso de celulares ao volante, uso de capacete por motociclistas e outras questões que podem contribuir para a redução de acidentes.

A Polícia Militar ressalta que dirigir sob a influência de álcool, bem como de qualquer outra substância psicoativa, ou recusar-se a ser submetido a teste do bafômetro resulta em infrações gravíssimas (7 pontos), com multas no valor de R$ 2.934,70, além da apreensão imediata do documento de habilitação e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Já na hipótese de reincidência, as multas serão no valor de R$ 5.869,40 e a conduta também pode caracterizar o crime com pena de detenção de 6 meses a 3 anos.