Carateca de Jundiaí entra na reta final por sonho olímpico

O ano nem bem começou e o carateca Willians Quirino já tem uma batalha pela frente. Sonhando com uma vaga na Olimpíada de Tóquio, o atleta de Jundiaí disputa nesta semana a primeira seletiva do ano visando os Jogos na categoria até 75kg. A competição acontece em Santiago, Chile, de 10 a 12 de janeiro.

“Agora é reta final para conseguir realizar o sonho e me classificar para Olimpíada. Esta é a primeira competição do ano que soma pontos visando a vaga olímpica. Não parei de treinar no Natal e nem no Réveillon, já que meu foco está em Tóquio. Meu objetivo é ficar entre os quatro primeiros do ranking, o que já garante a vaga nos Jogos”, explica Willians, que treina em Jundiaí.

Na Olimpíada, cada país poderá ter apenas um lutador por categoria – são dez vagas em cada. O Japão, como país sede, tem direito a uma vaga em cada categoria.

“Estou brigando por uma das nove vagas na minha categoria e a batalha começa agora no Chile. São nove etapas que tenho pela frente para continuar somar pontos antes de chegar na última em Paris com chance brigar pela vaga. Ainda não tem nada definido. A disputa está bem complicada por uma das vagas e sigo bastante focado em ser um dos representantes do Brasil em Tóquio. É difícil, mas não impossível. Vou tentar até o último momento”, completa.

A última etapa em Paris acontece em maio.

Willians é dez vezes campeão dos Jogos Abertos, conquistou dez Brasileiros, 17 Paulistas, cinco Sul-Americanos e quatro Pan-Americanos na categoria até 75kg. Ele participou de cinco Campeonatos Mundiais (Hungria, Finlândia, Japão, Servia e Espanha) e é atleta da Seleção Brasileira desde os 15 anos.