Festa da Uva e das crianças

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinho, que se encerra no próximo final de semana (31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro), tem atraído famílias inteiras para aproveitar as atrações do evento – planejado para agradar todas as idades e encantar as crianças, com brincadeiras itinerantes e espaços exclusivos para os pequenos se divertirem. A programação exclusiva para os visitantes com até 95 centímetros faz parte das ações da Prefeitura de Jundiaí pela Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças. O convite para a visita deste domingo foi feito pelos motociclistas, que circularam pelas ruas e avenidas de Jundiaí com a Corte da Uva na garupa.

A pequena Flávia Hellen Pereira, 5 anos, aproveitou o domingo com a família no Parque Comendador Antonio Carbonari. Logo que chegou, inciou as brincadeiras pulando a amarelinha desenhada no chão. “Eu adoro brincar de amarelinha”, explicou a menina enquanto era observada pela mãe, Denise Cristina da Silva. “A Festa é um convite para a reunião da família e para a diversão das crianças. Todos os anos participamos, mas neste, com todas essas atrações para as crianças, a diversão será ainda maior”, explica.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, o evento tem, a cada ano, ampliado as ofertas para as crianças, de forma que elas possam se divertir e aprender com a história da cidade. “A partir da criação do ‘Espaço Bambini’, fomos ampliando as atividades específicas para os pequenos e hoje, contamos com o Coreto Cidade das Crianças, playground além dos de dois ‘Espaços Bambini’ e das atrações itinerantes, que acontecem nas ruas do parque, promovendo a cultura entre a população”, comenta, ressaltando que desde 2018, quando Jundiaí ingressou na Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, passou a trabalhar as políticas públicas para essa população, sendo a primeira cidade paulista a adotar os conceitos Cidade das Crianças.

Vitória Santos levou a filha Valentina de apenas 2 anos pela primeira vez à festa. “Somos de Jundiaí e a Festa da Uva é uma tradição. Agora, com esses espaços especiais para eles fica ainda mais atrativo para trazê-los”, detalha a mãe, que ficou feliz em saber que a cidade conta com comitê -composto por crianças entre 9 e 10 anos- que sugere ações para a melhoria da cidade.

 

Programação

Neste domingo, o encontro do rock e do sertanejo garantiram animação para os visitantes. O dia teve início com o Encontro dos Motociclistas, que saíram do Paço Municipal até o Parque da Uva. César Picolo, integrante do Motoclube Caveiras do Japi, se paramentou com um cocar para o evento. “A gente sempre tem algum ornamento para chamar a atenção e fazer a festa e animar ainda mais o grupo. Ainda no período da manhã, apresentações de jazz e da dança ‘baby fusion’ divertiram os visitantes. Os shows temáticos nos três palcos espalhados pelo espaço podem ser apreciados até as 21h.

O último final de semana do evento será nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As atrações musicais de gêneros variados são divididas entre os palcos Uva Niagara (pavilhão interno), Uva Rubi (coreto superior), Uva Itália (próximo ao Fundo Social) e Uva Isabel (palco externo principal). A Festa da Uva tem entrada gratuita, com sugestão de doação de um quilo de alimento.