Braille debate reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência visual

A equipe da Reabilitação do Instituto Jundiaiense Luiz Braillle de Assistência ao Deficiente da Visão promove, no dia 14 de fevereiro, a partir das 18 horas, a reunião pública “A importância da Reabilitação para inserção social da pessoa com deficiência visual”, na Câmara Municipal. O encontro conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“É de extrema relevância que a sociedade conheça mais sobre a realidade da pessoa com deficiência visual, para que possa compreender como conviver e incluir a todos”, avalia o presidente do Braille, José Carlos de Lima.

O Jogral Vida Iluminada, realizado por assistidos do Braille e coordenado pela Associação Mulher Unimed Jundiaí, fará a abertura do evento. Em seguida, terão início as apresentações, com a presença da presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivanilde Oliveira de Jesus, do Assessor Municipal de Políticas para Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, e do presidente do Instituto Luiz Braille.

Pela Reabilitação do Braille, a médica oftalmologista Érika Kobori vai falar sobre prevenção à cegueira e baixa visão, o psicólogo Gilson Modesto vai abordar a perda da visão e a importância da reabilitação, a professora Luciana Aparecida Caracho de Paula falará sobre orientação e mobilidade e, por fim, a terapeuta ocupacional Maria Juliana Rizzieri explanará sobre cotidiano e deficiência visual.

Além deles, Fernanda Brahemcha vai tratar sobre audiodescrição e o professor Eduardo Drezza vai tratar sobre bengala verde e cão guia. Na programação, também haverá depoimentos de assistidos do Braille, além de espaço para perguntas. Quem quiser participar, deve se inscrever antecipadamente pelo link https://forms.gle/ghCSUYkUmMmqrGZr9. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Reabilitação do Braille: (11) 4521-6933.