Jundiaiense relata que super onda parecia “filme”

Um comerciante de Jundiaí que estava na praia do Tenório, em Ubatuba, durante a ‘super onda’ que arrastou barracas, pessoas e causou muitos estragos neste domingo (23), disse que a cena era como se fosse um “filme”.

Ele conta que na hora se preocupou em salvar a sua família. Mas via pessoas sendo levadas pelas águas.

Um outro morador de Jundiaí, de 80 anos, fez a foto dessa matéria na Praia de Maranduba, com as pessoas correndo para salvar seus pertences.

A ressaca do mar surpreendeu muita gente, com ondas de até 3,5 metros.

“Eu nunca tinha visto isso”, comentou o comerciante.

Outra jundiaiense que estava na praia de Maranduba disse que foi uma “loucura” e ela também nunca tinha visto nada igual.

Em Santos, outra jundiaiense publicou em seu perfil foto da praia do Gonzaga, tomada pelas águas. Quem costuma visitar o local sabe o quanto tem de área de praia para jogar bola e outras atividades e as águas chegaram até as calçadas.

Segundo os meteorologistas, os turistas devem redobrar a atenção para as condições do tempo no litoral para os próximos dias. Uma frente fria foi responsável por essas anormalidades.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Ubatuba emitiu uma nota, informando que já tinha avisado os turistas da ressaca no mar. O “JR” recebeu cópia do comunicado da noite deste domingo.

“Avisamos da elevação do nível do mar e agitação marítima. Algumas ondas atingiram a costa do município, arrastando mesas, cadeiras e barracas e assustando os banhistas. De acordo com a Defesa Civil Municipal, houve registro de avanço do mar nas praias do Tenório, Fazenda, Itaguá e Toninhas (mais Maranduba – como o JR mostra). Uma vítima foi atendida pelo GBMar, com fratura fechada e corte. A Defesa Civil compareceu ao local, mas a situação já estava normalizada. O Corpo de Bombeiros da região está acompanhando a agitação marítima.”

No Guarujá. o helicóptero Águia teve de resgatar bombeiros que estavam atendendo banhistas. Eles foram levados em cesto até a praia.

Em São Sebastião a Marinha teve de socorrer um barco que levou 14 turistas para acampamento em ilhas da região. O barco sofreu pane na hora das ondas altas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também emitiu um boletim na noite deste domingo, relatando que havia aviso de ressaca do mar para os turistas. “No desespero para sair do local, as pessoas chegaram a pisotear quem havia caído na areia, causando escoriações, porém as vitimas não quiseram ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros”.

Na sexta-feira (21) o “JR” já havia alertado quem pretendia viajar sobre os problemas no litoral Norte do Estado, principalmente com interrupções na Estrada de São Sebastião, que teve deslizamentos de terras e quedas de árvores.

DESESPEROOOO!! MARÉ ALTA LEVOU TODO MUNDO COBIU TODO MUNDO! PRAIA TENÓRIO UBATUBA DESESPEROOOO!!

Posted by Brenda Andrade on Sunday, February 23, 2020