Prefeitura amplia em 20% as vagas do EJA

Integrante do Programa Escola Inovadora, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Jundiaí teve crescimento de 20% entre 2019 e 2020, com novas salas e turmas para oportunizar a conclusão do ensino. Somente no Ensino Médio, a ampliação foi de 25%, passando de 1,3 mil estudantes para 1,7 mil, responsável por mais de 50% das matrículas do ano, que totalizam 2.986 estudantes. As inscrições podem ser feitas o ano inteiro pelo site da Prefeitura de Jundiaí.

Ao todo, a EJA – que tem salas no Complexo Argos, no Morada das Vinhas, no Jardim São Camilo/Tarumã, no Novo Horizonte, no Santa Gertrudes, no Vista Alegre, no Engordadouro, no Almerinda Chaves, na Cidade Nova e na Vila Marlene – oferece Ensino Fundamental I, II (a partir dos 15 anos) e Médio (a partir dos 18 anos). No ano passado, o número de estudantes a frequentar as salas foi de 2.470.
“Os investimentos em Educação abrangem todos os segmentos do ensino, da creche, passando pelo infantil e o fundamental, até a EJA. Muito além de obras de infraestrutura, temos direcionado as ações da gestão para melhorar a vida das pessoas, oferecer oportunidades de protagonismo. Exemplos disso são o recorde histórico de vagas oferecidas em cursos gratuitos de capacitação e o supletivo com acesso ampliado”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “A cidade desenvolve e as pessoas fazem parte do desenvolvimento.”
Maria Rodrigues de Oliveira, 68 anos, deixou de estudar quando era jovem por teimosia, como diz. “Minha mãe me mandava para a escola, e eu, ia ‘bater pernas’ pela rua. Se tivesse estudado, minha vida seria outra. Eu vou terminar o Ensino Médio e depois quero fazer curso de computação”, explica a cabeleireira aposentada que faz parte da segunda turma semipresencial no período da manhã, iniciada no passado.
Carlos Alberto Aguiar Lamas, 46 anos, começou a estudar há três anos. “Eu não tinha feito nada antes. Comecei no Fundamental e agora já estou tendo aulas de Inglês. Quero terminar o Ensino Médio para estudar Política”, contou o rapaz, que também é aluno do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA).
As matrículas são permanentes e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Jundiaí

https://web.cijun.sp.gov.br/PMJ/JA/Login.aspx

Vale lembrar que as inscrições para o ensino Fundamental I e II são destinadas para pessoas a partir de 15 anos e a partir dos 18 anos para quem tem interesse em concluir o Ensino Médio.