Assistência Social também atende pelo celular

A fim de otimizar o atendimento à população e ampliar a oferta de serviços, os equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social contam agora com aparelhos celulares. Além do atendimento via ligação, que se soma ao que já era realizado pelo número fixo, os usuários dos serviços têm à disposição o atendimento gratuito via mensagem por WhatsApp.

A novidade chegou às seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). A decisão pela oferta de mais esse canal de comunicação com os usuários foi motivada pelos problemas que muitos enfrentam com as instabilidades de linhas telefônicas e pela facilidade que o aplicativo de serviços gratuitos oferece a quem o tiver instalado no aparelho celular.

A diretora do Departamento de Proteção Social da UGADS, Cássia Carpi do Prado, dá exemplos de ocorrências. “Muitos usuários, quando não conseguiam atender a ligação do Cras, não retornavam por conta de falta de crédito. Em outras regiões, os cortes do cabeamento nas ruas também dificultavam o contato. Outro exemplo ainda é o do Cras Tamoio, que mudou de local de atendimento desde a semana passada, já que o seu prédio passará por reforma completa. Enquanto aguardamos que a empresa de telefonia transfira a linha para a Igreja Batista do bairro, local onde está sendo feito o atendimento, o serviço pelo celular prosseguiu com normalidade”.

Entre os serviços que o atendimento por celular tem otimizado encontram-se o envio de arquivos com documentos, reagendamentos de horários, fornecimento de informações sobre o Bolsa Família e dados, além de agendamentos para os atendimentos descentralizados do Cadastro Único nos bairros.

Os números para atendimento são os seguintes:

Creas – 94087-4521;

Cras Tamoio – 94088-7395;

Cras Vista Alegre – 94087-4564;

Cras São Camilo – 94087-4526;

Cras Santa Gertrudes – 94087-4528;

Cras Novo Horizonte – 94088-7399;

Cras Central – 94088-7365.