Comitê das Crianças faz intervenção de pintura

Integrantes do Comitê das Crianças do ano passado realizaram, neste sábado (14), uma intervenção artística nos jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. Acompanhados pelo artista Jensen Silva, conhecido como Jen Jay King, as crianças deram asas à imaginação e pintaram no corredor central do jardim uma espécie de rio com pedras e um peixe jundiá, que inspirou o nome do Município.

O Comitê é uma iniciativa da Prefeitura, por meio do programa “Cidade das Crianças”, para dar voz às crianças, na discussão e proposição de soluções para os problemas que seus integrantes identificam na cidade. Outras iniciativas no espaço também fazem parte do programa, como as instalações de uma casa na árvore e de placas com fotos, texto e QR Code, que remete a player com os cantos dos pássaros que frequentam o jardim.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, o que motivou a intervenção foi a visita das crianças ao Museu. “Quando as crianças estiveram aqui, em outubro do ano passado, tiveram a ideia de pintar um rio com pedras, para que os visitantes mirins pudessem brincar de pular. Já o peixe indica onde fica a casa na árvore. Isso vai ao encontro da proposta do programa Cidade das Crianças, de pensar os espaços públicos do ponto de vista das crianças e permitir que elas intervenham e ocupem esses espaços”.

Gabriel Pires de Lima, 11 anos, participou do comitê no ano passado. Pela idade, não poderá participar novamente do grupo, mas fez questão de realizar a pintura. “A ideia de pintar um rio aqui no jardim do Solar do Barão surgiu quando visitamos a casa na árvore. Aqui é um espaço bonito e representar o que temos na cidade e até o peixe que deu o nome ao município facilita para as crianças e para os adultos entenderem a nossa história”, comenta.

“Os rios e os peixes vão enfeitar ainda mais o espaço, que já é muito bonito”, comentou Bianca Larissa Amaral de Pinto, 10 anos, que continuará no grupo neste ano.

De passagem pelo Centro de Jundiaí, Heloísa dos Santos Gama, 6 anos, e a mãe Lucimara Gama, visitaram o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão de Jundiahy, na manhã de sábado (14). “Minha filha já havia passeado com a escola e quis entrar novamente para me mostrar o que aprendeu a escola. Quando viu a atividade de pintura, se interessou imediatamente em participar”, comenta a mãe, orgulhosa da filha, estudante da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nassib Cury.

 

Mais Comitê

As inscrições para composição do Comitê em 2020 foram realizadas pela internet até essa sexta-feira (13) e a seleção por sorteio será realizado nesta quarta-feita (18), a partir das 10h30, no Complexo Fepasa, com transmissão ao vivo pela internet. Sua composição terá 24 crianças (das quais seis serão reconduzidas do grupo do ano passado), que irão se reunir mensalmente aos sábados, a partir das 14h, no Complexo Fepasa, entre os meses de abril e novembro, em calendário a ser definido.