Exército entra no combate à COVID-19 em Jundiaí

As ações de desinfecção de áreas públicas, realizadas pela Prefeitura, receberam um reforço estratégico para ampliar o raio de cobertura: do Exército Brasileiro. Integrantes do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, sediado em Jundiaí, participaram nesta quinta-feira (16) do esforço local de combate e contenção do Novo Coronavírus.

A presença e mobilização dos militares chamou a atenção de quem esteve ou passou pelas cercanias do Hospital São Vicente (HSV), endereço escolhido para receber a primeira ação do governo com os militares. A atividade conjunta será realizada de segunda a sexta em outros pontos de grande circulação pública do município.

O diretor da Unidade de Serviços Públicos da Prefeitura, Márcio Moraes, classificou o auxílio do Exército como essencial. “Nos permite ampliar o campo de cobertura urbana para desinfecção, combatendo mais focos potenciais de contaminação”, resumiu.

 

Auxílio

Os soldados envolvidos na tarefa receberam treinamento, na segunda-feira, 13 de abril. A atividade é composta pelo controle de trânsito, auxílio na lavagem de áreas, usando água e alvejante, sendo concluída com a aplicação, por empresa contratada, do agente químico conhecido como “quaternário de amônia”, produto altamente desinfetante.

Para o tenente-coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita, comandante do 12º GAC, o início da cooperação após requerimento da prefeitura reforça a postura de prontidão ordenada pelo próprio Exército neste período. “Trata-se de uma disponibilidade permanente, para dar apoio aos órgãos governamentais, instituições de saúde e de segurança pública no combate ao Novo Coronavírus”, ressaltou o oficial.