Jundiaí supera taxa de testagem da Alemanha contra COVID-19

A Prefeitura de Jundiaí deu início ao trabalho de testes rápidos gratuitos de Coronavírus para a população que procura o Hospital São Vicente de Paulo, os Pronto Atendimentos e a UPA. Também serão realizados exames em profissionais da Saúde e Segurança Pública.

Coordenado pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, ultrapassa a Alemanha em testagem da população.

Com a disponibilização de 20 mil testes rápidos para pessoas notificadas com síndrome gripal, a cidade passará a testar 47 pessoas a cada 1 mil, superior à marca alemã, que é de 25 pessoas.

Mapeamento

Com os testes será possível realizar um Inquérito Epidemiológico, pesquisa que terá a parceira da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para identificar o avanço da doença entre a população.

A testagem teve início na terça-feira (5), com os pacientes que passaram por atendimento em algum dos equipamentos públicos de Saúde e foram notificados com síndrome gripal, ou seja, apresentavam quadro de febre aliada a tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

A testagem será padronizada, a partir de agora, para todos os casos notificados que passarem pelos equipamentos de saúde suspeitos de COVID-19.

 

“Saber o avanço da doença na cidade é crucial para a gestão. Jundiaí adota as melhores práticas contra o Novo Coronavírus realizadas no mundo. Testaremos 4,7% da população para obtermos o panorama nesta primeira fase do Inquérito Epidemiológico. Com as informações, serão feitos cruzamentos de dados para identificar onde as medidas de distanciamento estão sendo mais efetivas e onde há necessidade de melhoria. Desta forma, nortearemos as decisões de modo direcionado”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Em termos de comparação, a Alemanha realiza 25 testes para cada 1 mil pessoas. Jundiaí ultrapassa esse percentual com a testagem de 47 pessoas a cada 1 mil. O índice de testagem brasileiro é de 63 pessoas a cada 100 mil habitantes.

Nessa primeira fase serão testadas 450 pessoas/dia.

As pessoas que passaram pelos equipamentos públicos de saúde de Jundiaí com síndrome gripal, serão convidadas a fazerem o teste.

“O que Jundiaí passa a oferecer à população é o padrão alemão de combate ao Novo Coronavírus”, salienta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Além das pessoas notificadas, os familiares que apresentaram sintomas também serão convidados a realizar o teste.

Todos os servidores da Saúde pública serão testados, além dos notificados das forças de segurança, transporte público, servidores da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).