Prefeitos da região querem decidir reabertura em conjunto

Os prefeitos da região de Jundiaí vão aguardar uma decisão em conjunto do Aglomerado Urbano, que tem no comando o prefeito Luiz Fernando Machado, para decidirem sobre as medidas de liberação das atividades a partir de segunda-feira (01).

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, disse que a cidade “se enquadra na fase dois da flexibilização, cor laranja do novo modelo de quarentena do Estado. A definição permite a abertura com restrições de: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping center. A prefeitura de Várzea Paulista acompanhará as deliberações da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), inclusive analisando a questão do Shopping Araguaia e dos templos religiosos. A decisão deve ser tomada ainda esta semana”, comentou.

O prefeito de Cabreúva, Henrique Martin, também vai se reunir com sua equipe, para uma decisão.

Em Itupeva, Marcão Marchi já iniciou conversas com o Comitê de Prevenção ao Coronavírus, para adotar as medidas necessárias.

“O Comitê já tem uma proposta de flexibilização e que, agora, com a apresentação do ‘Plano São Paulo’, está sendo readequada. Será possível a abertura gradual de comércios e serviços, desde que, atendam critérios e regras sanitárias, para a preservação da vida e evitando a disseminação do coronavírus. Vamos manter o trabalho de orientações para a prevenção, como o uso obrigatório de máscaras, higienização com álcool em gel, o atendimento agendado, entre outros”, explica o presidente do Comitê e vice-prefeito Alexandre Ribeiro Mustafa.

Em Campo Limpo Paulista, o prefeito Japim de Andrade disse que vai fazer um anúncio das medidas nesta quinta-feira (28).

Em Itatiba, o prefeito Douglas Augusto já definiu um cronograma de reabertura das atividades. Confira:

Previsão* estimada a
partir de 01/06
Comércios e prestadores de serviços (clique para consultar as categorias incluídas)
Para ter a autorização de funcionamento no PFR, o responsável pelo estabelecimento deve obrigatoriamente realizar o cadastro.
Previsão* estimada a
partir de 08/06
Academias, centros de ginástica e aulas de modalidades esportivas sem contato entre pessoas Para ter a autorização de funcionamento no PFR, o responsável pelo estabelecimento deve obrigatoriamente realizar o cadastro e solicitar agendamento de vistoria prévia da fiscalização. Realizar cadastro e solicitar vistoria
Previsão* estimada a
partir de 15/06
Restaurantes, pizzarias e padarias (inclusive em praças de alimentação) Para ter a autorização de funcionamento no PFR, o responsável pelo estabelecimento deve obrigatoriamente realizar o cadastro e solicitar agendamento de vistoria prévia da fiscalização. Realizar cadastro e solicitar vistoria
Previsão* estimada a
partir de 22/06
Realização de cerimônias religiosas Para ter a autorização de funcionamento no PFR, o responsável pelo estabelecimento deve obrigatoriamente realizar o cadastro e solicitar agendamento de vistoria prévia da fiscalização. Realizar cadastro e solicitar vistoria
Previsão* estimada a
partir de 29/06
Pesqueiros, zoológicos, bares e lanchonetes Para ter a autorização de funcionamento no PFR, o responsável pelo estabelecimento deve obrigatoriamente realizar o cadastro e solicitar agendamento de vistoria prévia da fiscalização. Realizar cadastro e solicitar vistoria

* O cronograma estipulado estará sujeito a modificações, revogações e antecipações, após as análises semanais, ou ainda por decisão da Administração ou por determinação judicial, nos termos dos requisitos acima descritos.

1 Cadastro – Academias, Centros de Ginástica e Aulas de Modalidades Esportivas sem contato entre pessoas
2 Cadastro – Comércio e Prestadores de Serviço
3 Cadastro – Pesqueiros, Zoológico, Bares e Lanchonetes
4 Cadastro – Realização de Cerimônias Religiosas
5 Cadastro – Restaurantes, Pizzarias e Padarias (inclusive em praça de alimentação)
6 Categorias incluídas em comércio e prestadores de serviço
7 Regras gerais de funcionamento aplicadas a todos os estabelecimentos