Passageiros devem ser deixados nos pontos, em várias cidades

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou a multar as empresas de ônibus que transportam passageiros em pé. Nesta sexta-feira (05) a Prefeitura de São Paulo também anunciou que a partir deste sábado (06) os ônibus só podem transportar usuários na capacidade máxima de sentados. A regulamentação deve sair a qualquer momento.

Recentemente o gestor de Transportes de Jundiaí, Silvestre Ribeiro, explicou para vereadores algumas alternativas que a Prefeitura podia tomar para evitar aglomerações. Uma delas era justamente essa, de transportar apenas quem estiver sentado e daí os demais passageiros ficariam para trás, nos pontos. Mas a medida seria a última a ser adotada, em extremo caso.

No momento a cidade opera com cerca de 50% da frota. Houve queda no número de passageiros transportados e as empresas iniciaram processo de demissão. O Sindicato dos Motoristas tem reivindicado pagamento integral das indenizações e outros benefícios.

A expectativa é de que a pandemia passe o mais breve possível, para retorno normal das atividades.

Um vereador chegou a sugerir a compra de ônibus de dois andares para circular nas ruas da cidade, para evitar aglomerações.