Mostra de Dança da Apae pode ser assistida pelo YouTube

A 19ª edição da Mostra de Dança da APAE de Jundiaí pode ser assistida pelo YouTube, no canal da entidade. O espetáculo, que teve como tema “Narizinho no Reino das Águas Claras”, marcou um importante momento de superação para os 45 alunos que participaram da apresentação no dia 2 de dezembro de 2019, no Polytheama.

Durante uma hora, os alunos dançaram e interpretaram a estória do primeiro livro de Monteiro Lobato e quem escolheu o tema foi a professora e coreógrafa, Raquel Tumolo. “Gosto muito dos livros de Monteiro Lobato: a riqueza de seus personagens nos ajudou a trabalhar todo o potencial dos alunos. As crianças e o público conhecem e gostam das estórias deste autor brasileiro que encantou milhares de crianças e adultos com suas estórias, além de programas de tevê e peças teatrais”, explica.

Trabalho com os alunos
A preparação dos alunos envolveu o trabalho e a dedicação da professora durante todo o ano. “Durante as aulas no primeiro semestre, o objetivo foi prepará-los com exercícios de memorização, lateralidade, coordenação motora, localização espaço corporal. Depois, em agosto, quando apresentei o tema que iríamos trabalhar e seus personagens, iniciamos a montagem da coreografia. Neste momento, eles já estavam preparados, graças aos exercícios do primeiro semestre, para aprender os movimentos, decorar, saber se colocar no palco, fazer filas, rodas, diagonais”, revela Raquel.

O trabalho da professora ganha reforço entre a família, durante o processo de aprendizagem de preparação dos alunos para a apresentação. “Entregamos à família o texto e orientamos que leiam com os filhos em casa. Na sala de aula, leio as falas, eles repetem e depois ensino a colocar entonação e emoção, interpretando as cenas”, explica. “A cada ano, me surpreendo com a superação deles: muitas vezes, até os próprios pais se surpreendem e se emocionam de ver os filhos rompendo barreiras, quebrando paradigmas e superando as dificuldades para entrar em cena e fazer parte da apresentação”, ressalta Raquel.

De acordo com o presidente da APAE de Jundiaí, Luiz Bernardo Begiato, as redes sociais ganharam mais importância neste momento. “Estamos usando o YouTube para divulgar vídeos das nossas professoras e coordenadoras, com dicas e orientações para pais e alunos. E agora, todos que participaram da Mostra de Dança vão poder rever esta apresentação emocionante e vai ficar lá disponível, uma oportunidade também para quem não assistiu, ver pela primeira vez: eu garanto, vai valer a pena”, convida o presidente da APAE de Jundiaí.

A Mostra de Dança da APAE de Jundiaí de 2019 contou com a parceira da Cia de Teatro Dom Quixote, que cedeu seus atores para a dublagem da estória, e do Studio Vox que fez a produção musical do espetáculo.

Serviço
19ª Mostra de Dança “Narizinho no Reino das Águas Claras”
Link da Mostra de Dança no YouTube da Apae de Jundiaí: https://www.youtube.com/watch?v=BTT7I7CRnrA