Mesmo com as aulas presenciais suspensas, os alunos do curso Coordenador de Projetos Sociais do Senac Jundiaí têm enfrentado os desafios das aulas remotas e de manter o engajamento nos encontros virtuais. A docente, Helena Pedrosa, sabe das dificuldades que o ensino a distância traz para aqueles alunos que estavam habituados às aulas presenciais, mas mostra que é possível seguir aprendendo e desenvolvendo ações com a comunidade.
“Essa é uma turma muito unida. Devido às características do próprio curso – que tem muito a ver com o momento que estamos vivendo –, os alunos se organizaram e dividiram-se em quatro grupos para desenvolver os projetos sociais com a comunidade. As instituições abraçaram os projetos e estão participando dos encontros, realizados de forma on-line. Para os projetos, temos contado também com o auxílio dos docentes das áreas de gestão e negócios, desenvolvimento social, design e gastronomia”, conta Helena.
A aluna do curso e também psicóloga, Larissa Georgetti, destacou que em razão do isolamento social foi necessário o uso de mais recursos tecnológicos, o que exigiu uma adaptação de todos. “Consigo enxergar pontos positivos, como a participação de todos durante os encontros, que são importantes tanto para manter o conteúdo em dia, como para nos aproximar um dos outros, colaborando para a promoção da saúde mental dos participantes. Estamos animados para quando possível colocar em prática os projetos que estamos desenvolvendo e criando com as instituições”, explica.
Além de desenvolverem os projetos, os alunos puderam contar com a participação de convidados durante as aulas remotas. “Conseguimos conciliar a agenda da Ana Maestrello, que conversou com os alunos sobre responsabilidade social da TV Sky do Brasil e o líder comunitário do bairro Vila Ana, Eurico Gonçalves de Lima, que contou sobre os projetos desenvolvidos em comunidades de alta vulnerabilidade social”, comenta a docente do Senac.
Quatro projetos em ação
Na Instituição Religiosa Irmãs Carmelitas, que administra uma escola de 40 crianças em situação de vulnerabilidade social, os alunos do Senac farão uma ação para trabalhar com as crianças o reconhecimento dos seus sentimentos e, desta forma, melhorar o canal de comunicação com família e comunidade. “Para isso os alunos irão propor a confecção de pães, associando essa atividade com a importância de cuidarmos de nossos sentimentos, assim como cuidamos da receita”, explica a docente.
Já na Casa da Criança de Jundiaí, que também acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, os alunos do Senac estão desenvolvendo uma ação de fomento à leitura e ao mundo da fantasia. Eles irão construir um modelo de carrinho de livros de histórias, fantasias e maquiagens e que possa circular pela instituição, promovendo estímulos à leitura e ao mundo da fantasia.
Para as crianças da Instituição Social Galeão Coutinho de Jundiaí, os alunos do Senac preparam uma ação de prevenção da saúde bucal que vai desde a gestação das mães que tem seus filhos na instituição, passando pelos bebês em fase pré-dentição e depois com as crianças. Serão realizadas duas palestras de prevenção com profissionais da área da saúde, oficinas de cuidados da higiene bucal e doação de kits de escova de dentes e fio dental. Helena, docente do curso, conta que os alunos já conseguiram parceria para doação de duzentos kits e estão em busca de mais doações.
E, por fim, há um grupo de alunos do Senac que está organizando a volta às aulas dos alunos da própria unidade, em Jundiaí. “No retorno às aulas, como ação de acolhimento aos alunos estamos organizando oficinas de capoeira pedagógica, estátua viva e grafite”, finaliza a docente.