Fiscalização Integrada orienta estabelecimentos no Cecap

O Parque Cecap recebeu, nesta terça (21), equipes da fiscalização integrada da Prefeitura de Jundiaí, composta pela Vigilância Sanitária (Visa) e Fiscalização do Comércio, com apoio da Guarda Municipal. Foram notificados quatro estabelecimentos – um restaurante, um bar e dois cabeleireiros – e houve quatro orientações em supermercados.

Além do Cecap, as equipes de fiscalização também visitaram estabelecimentos em outras partes da cidade, em atendimento a denúncias no serviço 156. Nessa ação, foram notificados uma barbearia, uma academia, uma loja de móveis usados e um depósito de móveis.

A fiscalização integrada está nas ruas conferindo o cumprimento do decreto estadual que estabelece a retomada gradual das atividades. As ações têm como foco, principalmente, os bairros nos quais é maior a incidência da doença – Jardim do Lago, Vila Arens, Vila Progresso, Vila Maringá, Novo Horizonte, Anhangabaú, Vila Alvorada, Retiro, Fazenda Grande e Cecap – todos já visitados pelas equipes.

Segundo a chefe do Departamento de Fiscalização do Comércio da Unidade de Governo e Finanças (UGGF), Cristina da Fonseca, o objetivo é reforçar a conscientização dos comerciantes quanto à necessidade de cumprimento do decreto, quanto ao que pode ou não pode estar aberto, para que sejam evitadas aglomerações. “Os estabelecimentos não essenciais devem suspender o atendimento presencial, podendo realizar as vendas pela internet ou telefone, com entrega (delivery), explica.

Ao constatar o descumprimento das normas estabelecidas pelos decretos estadual e municipal que visam impedir a disseminação do coronavírus, o agente de fiscalização orienta e notifica o estabelecimento a suspender imediatamente o exercício destas. Em caso de descumprimento, o estabelecimento é multado e pode ser fechado administrativamente, com a colocação de aviso na porta principal.