Campinas registra 19 mortes de Covid nesta sexta

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, promoveu na manhã desta sexta-feira (07) uma live para pedir para a população continuar a adotando medidas preventivas contra o Coronavírus, para que a região possa avançar para a Fase Amarela do Plano SP de Flexibilização. Ele lamentou o registro de 19 óbitos, sendo 10 homens e nove mulheres, em um momento que vinha ocorrendo redução do uso de leitos nos hospitais. Até agora Campinas registrou 797 óbitos, com 20.602 casos confirmados.

Live 07/08.

Posted by Jonas Donizette on Friday, August 7, 2020

 

Para se preparar para a Fase Amarela, a Prefeitura iniciou a produção de regulamentos para os estabelecimentos comerciais.

As demandas do comércio de rua, shoppings centers, bares, restaurantes e outros setores produtivos de Campinas foram apresentadas durante transmissão ao vivo na quinta-feira, dia 6 de agosto, pelo prefeito, Jonas Donizette, para quando Campinas avançar para a fase amarela do Plano São Paulo. A decisão de mudança de fase ainda depende de nova classificação do Plano, que será anunciada amanhã pelo Governo do Estado.
Quando Campinas passar para a nova fase, o comércio terá o horário ampliado de quatro horas para seis horas e a capacidade de atendimento de 20% para 40%. A fase amarela também agrega os bares, restaurantes e similares (padarias/pizzarias) e salões de beleza e academias, que poderão abrir gradativamente para o atendimento presencial.
O prefeito enfatizou o rigor técnico dos protocolos de reabertura segura das atividades, se confirmado nesta sexta-feira, 7 de agosto, o avanço da cidade para a fase amarela do Plano São Paulo. Jonas Donizette voltou a pedir aos comerciantes que façam a Declaração de Estabelecimento Responsável, com recomendações do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo é que os estabelecimentos, quando puderem reabrir as portas, tenham o certificado impresso, no qual assumem o compromisso de seguir as regras de saúde para evitar a disseminação do coronavírus. “Vai dar segurança para você (comerciante) e para seus clientes. Esse certificado é importante por dois motivos: para você mostrar a sua consciência e para seus clientes se sentirem mais seguros”, ressaltou o prefeito.
A declaração está disponível no portal da Prefeitura de Campinas https://covid-19.campinas.sp.gov.br/.