Represa do Tulipas: retirada de resíduos lota 30 caminhões

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), está fazendo a retirada (desassoreamento) de resíduos da represa de baixo do Parque Tulipas. O material – extraído desde 29 de julho da caixa de contenção de inertes – é composto por pedra, folhas de árvores e areia, principalmente, e já encheu o equivalente a 30 caminhões, ou 600 metros cúbicos de detritos.

Até 20 de agosto, prazo de término do trabalho, será desassoreado o equivalente a mais 20 caminhões. Segundo Anderson Araújo, chefe da Divisão de Parques e Eventos da UGISP, o trabalho em andamento no Tulipas é fundamental para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores de Jundiaí. “Com muitos inertes no local, incluindo sacos de lixo doméstico, como estava, há a redução no volume de água da represa, sem falar na sujeira”, ressaltou Anderson.

O gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, pediu para os munícipes ficarem atentos na hora de descartar seu lixo orgânico ou reciclável, evitando também jogá-lo na represa. “Os resíduos devem ser colocados na rua perto da hora da coleta, caso contrário a chuva pode arrastá-los para dentro da represa”, finalizou Adilson.

A população pode conferir os horários de coleta de lixo no site da Prefeitura de Jundiaí.