Senac Jundiaí terá Ensino Médio Técnico em 2021

O Senac São Paulo expandirá a área de atuação do Ensino Médio Técnico de 11 para 20 unidades em 2021, com formação em informática, administração e multimídia. A expectativa é que 95 novas turmas sejam formadas e 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada, ao estilo do Jeito Senac de Educar. Em Jundiaí será ofertado o Ensino Médico Técnico em Multimídia, com duas turmas no período da manhã. As inscrições estarão abertas a partir de 19 de agosto, às 12 horas, no site www.sp.senac.br/ensinomedio, onde já é possível realizar o registro de interesse pelos cursos para que as equipes do Senac entrem em contato e também fazer a solicitação para uma das 18 de bolsa de estudo ofertadas.

 

No Senac São Paulo, a integração entre a educação profissional e a educação básica busca proporcionar o fortalecimento de pessoas, organizações e da comunidade. “Jundiaí optou pelo Ensino Médio Técnico em Multimídia devido ao público da cidade para se conectar com os jovens, oferecendo uma formação profissional técnica e cidadã de qualidade, preparando-os para os desafios contemporâneos”, afirma Mauro de Nardi Costa, gerente do Senac Jundiaí.

 

O curso é voltado para quem já completou o ensino fundamental e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e com um projeto de vida. Além de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais exames de admissão das universidades brasileiras.

 

Sobre o curso

 

O Ensino Médio Técnico em Multimídia, curso que envolverá os alunos em projetos das áreas de comunicação, design, tecnologia e artes. A proposta é abordar o desenvolvimento de sites, aplicativos, webgames, além da criação de textos, vídeos e recursos de animação digital. Nessa opção, as certificações intermediárias são: Desenvolvedor de Produtos para Web (1º ano), Desenvolvedor de Animações (2º ano) e Desenvolvedor de Webgames (3º ano).

 

Capilaridade no Estado e novas opções de ensino

 

Desde 2019, em sintonia com as novas tendências do mercado educacional, a instituição oferta o Ensino Médio Técnico em Informática, que foi implementado com duas turmas no Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Em 2020, o ensino foi expandido para mais 10 unidades, em todo o Estado de São Paulo, com 35 novas turmas. Já para o próximo ano, o plano de expansão continua com o total de 95 turmas e para atender 3.900 alunos. Ao todo, serão 20 unidades que oferecerão aos jovens a oportunidade de formação profissional técnica e cidadã de qualidade. Além do Ensino Médio Técnico em Informática, agora, os jovens poderão escolher outras duas opções: Ensino Médio Técnico em Administração ou Ensino Médio Técnico em Multimídia e, ao final de cada ano letivo, o estudante receberá um certificado de qualificação profissional com o qual terá a possibilidade de atuar no mundo do trabalho.

 

Protagonismo do aluno

 

Esse nível de ensino compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia); e Matemática e suas Tecnologias (matemática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

 

Com aulas dinâmicas, os percursos formativos são desenvolvidos por meio da simulação de situações reais nos ambientes educacionais, que exploram toda a infraestrutura dos laboratórios e espaços das unidades. Vale ressaltar que, durante o curso, os jovens contam com apoio de uma plataforma digital para a prática educacional também de forma remota. Os professores, com vasta e sólida experiência profissional, auxiliam os estudantes individualmente na elaboração do projeto de vida e carreira ao longo do curso, sempre em sintonia com a história e vocação de cada um.

 

O Ensino Médio Técnico no Senac

 

Em convergência com o Jeito Senac de Educar, o Ensino Médio Técnico da instituição tem uma proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o ENEM e demais provas de admissão das universidades brasileiras e os coloca em situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

 

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

 

Descontos Senac

 

Egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos, ex-alunos e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso. Para obter informações sobre o Programa de Descontos e Bolsa de Estudo, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/descontos.

 

Programa Senac de Gratuidade

 

A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o Programa Senac de Gratuidade é uma das principais iniciativas da instituição para atender à população menos favorecida.

 

Para se candidatar a uma vaga gratuita também para o Ensino Médio Técnico, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento. As inscrições podem ser realizadas no site do Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio, a partir de 19 de agosto, às 12 horas.