APAE de Jundiaí promove treinamentos on-line de atualização e capacitação

Uma prática regular na APAE de Jundiaí é a capacitação e atualização profissional para os colaboradores da entidade. E agora, por conta da pandemia, para não parar, os treinamentos estão sendo realizados on-line. Durante estas atividades, os quase 100 profissionais que atuam na APAE nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social recebem orientações e informações que auxiliam no dia a dia da entidade e no atendimento aos alunos, assistidos e suas famílias.

“Nossa missão de promover e articular ações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, mas, para isso, precisamos estar atualizados, para orientar da melhor maneira”, explicou Suely Angelotti, diretora executiva da APAE.

Entre os meses de junho e julho, foram disponibilizados os cursos de Manuseio Adequado de EPIs e Higienização de Ambientes (19/6), Neurociência Aplicada à Aprendizagem (17/06), Autismo, entender para educar (24/06), Uso Seguro de EPIs (14/07), Vineland 3 (07/07, Migração Cloud (24/7) e Técnicas de Captação de Recursos (20/7). “Alguns cursos foram promovidos pela Federação das APAEs e, por isso, direcionados para a realidade das entidades, com o intuito de contribuir com o nosso dia a dia. Incluímos ainda, na grade, cursos para orientar os profissionais sobre as medidas de higienização por conta da pandemia”, explicou Suely.

A coordenadora de Assistência Social, Adriana Azevedo, reforçou a importância na participação deste tipo de atividade. “Todos os treinamentos são importantes, tanto para os colaboradores, proporcionando aprimoramento profissional, quanto para instituição que passa a ter profissionais mais bem preparados para o desempenho de suas funções. O treinamento sobre uso adequado de EPI, por exemplo, é focado a preparar as pessoas para situações adversas como a que estamos vivendo. Já o Vineland 3 foi muito importante para a minha área. O Vineland fala sobre escalas de comportamento adaptativo e, apesar de não aplicar a escala, passei a entender mais sobre o processo de avaliação diagnóstica”, destacou Adriana, comentando sobre o s cursos que participou.

Camila Mendes, coordenadora da área de Saúde da APAE de Jundiaí, também participou dos cursos e explicou a importância destas atividades. “Esses treinamentos são muito importantes para a equipe. Assim, todos nos empenhamos em prestar um serviço ainda mais qualificado e, os resultados, com certeza, são cada vez mais efetivos aos alunos/usuários atendidos. A APAE sempre prioriza e possibilita isso aos colaboradores”, explicou.

Toda a estrutura da APAE de Jundiaí atende, atualmente, cerca de 1.700 pessoas por mês em nove programas que oferecem qualidade de vida para os assistidos e seus familiares. “A atualização é muito importante para os nossos colaboradores: estamos sempre pensando na melhoria contínua de nossos atendimentos”, completou a diretora executiva, Suely Angelotti.