Prefeitura divulga novas regras e horários em Jundiaí

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, assinou nesta sexta-feira (21) um decreto que estabelece novos horários para as atividades comerciais no município.

A partir de agora os shoppings podem abrir das 12 às 20 horas, diariamente. As lojas do comércio em geral podem abrir das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9 às 14 horas.

O prefeito Luiz Fernando Machado também estabeleceu novos horários para os bares e restaurantes. Eles podem operar das 12 às 22 horas, conforme a necessidade, respeitando as oito horas e limite de 40% de sua capacidade, com distanciamento de até 2 metros entre uma mesa e outra. Todas as regras de higienização devem ser seguidas, com uso de álcool em gel, máscaras de proteção e até luvas descartáveis para utilização dos clientes.

Nos clubes sociais foram liberadas as atividades, exceto as piscinas. Eles podem funcionar das 8 às 20 horas, com 30% da capacidade. Os sócios não podem circular sem máscaras e nas academias é obrigatório o uso de máscara de proteção por todos. Os equipamentos devem ser higienizados ao final de cada atividade.

Nas academias em geral na cidade também o limite é de 30%, sendo que todos devem usar máscaras. Não é aconselhável o retorno das atividades em grupo. Os equipamentos devem ser higienizados a cada aluno.

Os alunos devem fazer agendamento prévio para utilização de equipamentos e com intervalos para higienização.

As academias devem controlar o acesso ao vestuário, evitando aglomeração.

É responsabilidade da Academia fornecer máscaras para todos.

As denúncias podem ser feitas no 156 e aos finais de semana no 153 da Guarda Municipal ou pelo aplicativo da Prefeitura.

Veja o decreto completo

DECRETO DA FLEXIBILIZAÇÃO DA PREFEITURA DE JUNDIAI

 

Jundiaí apresenta números estáveis

Jundiaí completa nesta semana 14 dias na fase amarela – terceira etapa do Plano São Paulo de retomada econômica – com queda nos índices da pandemia do novo coronavírus.

A estabilidade do cenário epidemiológico permite que a Prefeitura de Jundiaí estenda a permissão para 8 horas de funcionamento para estabelecimentos específicos.

Para viabilizar a medida, foram analisados os dados epidemiológicos relacionados à doença, como os índices de contágio, ocupação hospitalar e óbitos.

A ampliação – feita de forma gradual e responsável – tem por objetivo garantir a retomada da economia de forma segura aos setores sem que isso interfira negativamente nos índices da pandemia em Jundiaí, mantendo-os em sequência de estabilização e inflexão, como vem sendo apresentado desde o dia 23 de julho.

Na última semana, a cidade manteve a menor taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva de leitos públicos exclusivos covid-19, desde o pico da pandemia, registrado entre os meses de junho e julho, permanecendo entre 50% e 40%.

“A retomada gradual das atividades é feita com base no cenário epidemiológico da cidade e avaliada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí, com regramentos sanitários rígidos, elaborados especificamente para cada setor e que são verificados pelos técnicos da Vigilância Sanitária, Fiscalização do Comércio e Guarda Municipal durante as ações realizadas em todos os bairros”, explica o coordenador técnico do CEC e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O Decreto Municipal Nº 29.215 conta com um Anexo, no qual é apresentado o protocolo sanitário no enfrentamento à pandemia, adequado a cada setor e com todas as novas determinações de prevenção. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (21) na Imprensa Oficial edição 4785 e entra em vigor na data de sua publicação. Veja o documento na íntegra DECRETO DA FLEXIBILIZAÇÃO DA PREFEITURA DE JUNDIAI.