Último dia para inscrições no vestibular 2021 da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerra as inscrições do Vestibular 2021 nesta terça-feira, 8 de setembro. A taxa é de R$ 170.

Faça sua inscrição

O Vestibular 2021 teve recorde de candidatos isentos da taxa de inscrição. A universidade concedeu quase 12 mil isenções para estudantes de baixa renda, funcionários da Unicamp e vestibulandos inscritos para licenciaturas e cursos tecnológicos do turno noturno.

Mesmo com a concessão da isenção da taxa, os candidatos devem fazer a inscrição no Vestibular 2021. Quem não realizar o cadastro até as 23h59 desta terça-feira (8) estará fora do processo seletivo da Unicamp.

VESTIBULAR

A Covid-19 causou mudanças na aplicação do Vestibular 2021. A Unicamp optou por dividir os candidatos em dois dias de provas na primeira fase, ação tomada para evitar aglomerações. O cronograma também sofreu alterações em decorrência da pandemia.

6 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas

7 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

A organização do Vestibular reduziu o número de questões e o tempo da primeira fase do Vestibular 2021. A prova passou de 90 para 72 questões objetivas, já a duração do exame foi reduzido de cinco para quatro horas.

FORMATO

12 questões de Língua Portuguesa e Literatura

12 questões de Matemática; 8 questões de Biologia

8 questões de Física

8 questões de Geografia/Sociologia

8 questões de História/Filosofia

8 questões de Inglês

8 questões de Química

Os candidatos que forem classificados na primeira etapa passarão pela segunda fase em 7 e 8 de fevereiro.

1º dia: Provas comuns a todos os candidatos – redação, 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa

2º dia: Provas comuns a todos os candidatos – 6 questões de Matemática e prova  interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

OBRAS LITERÁRIAS

A Unicamp reduziu de 12 para 7 a quantidade de obras literárias do Vestibular 2021. Confira!

  • Sonetos escolhidos, de Luís de Camões;
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
  • O Espelho, de Machado de Assis;
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
  • A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;
  • O Ateneu, de Raul Pompeia;
  • Sermões, de Antonio Vieira.
  • Habilidades Específicas

Estão mantidas as provas de habilidades específicas. O curso de Música terá testes em 21 de setembro a 2 de outubro e de 23 a 27 de novembro.

Já os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança em 11 e 12 de fevereiro.

RESULTADO

O resultado do Vestibular 2021 será divulgado em 10 de março de 2021. Outras chamadas serão realizadas nos dias 17, 24 e 31 de março e 7, 12 e 14 de abril.

A Unicamp oferece 3.873 vagas no Vestibular 2021, sendo 639 delas originárias da seleção Enem-Unicamp que foi cancelada por causa da mudança de cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A universidade destina parte de suas vagas para autodeclarados pretos e pardos, estudantes de escolas públicas e alunos da rede pública que são pretos ou pardos.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Unicamp.