Músico de Jundiaí é destaque de evento na Alemanha

O músico gaúcho e residente em Jundiaí (SP) Astronauta Pinguim é o destaque brasileiro no projeto “Das Verschwinden der Musik”. A iniciativa é da Haus der Kulturen der Welt (HKW), importante centro cultural localizado em Berlim, capital da Alemanha.

“Das Verschwinden der Musik” ou “O desaparecimento da música” foi idealizado antes da pandemia. Entretanto, com a proliferação da covid-19 e o consequente isolamento social, o projeto adquiriu novas proporções e novos sentidos em relação ao original.

No seu vídeo específico, Pinguim trata do tema a partir de três ângulos. Primeiramente, o reaparecimento do “fazer música”, já que desde a mudança de São Paulo para Jundiaí ele esteva “em pausa” nesta atividade desde meados de 2019. O segundo ângulo é o desaparecimento da experiência musical ao vivo, devido à pandemia. O último trata-se de busca pessoal, juntamente com o artista visual Ramiro Pissetti (que dirige o vídeo), por novas possibilidades estéticas para serem utilizadas em performances audiovisuais.

Com cenas registradas na cidade de Jundiaí, o músico ilustra o processo de composição e gravação da peça “The most beautiful card in the deck”. A obra inédita criada especialmente por ocasião deste projeto conta com apoio de orgãos governamentais alemães e realização da Haus der Kulturen der Welt.

Com seis discos solo lançados e participações em dezenas de discos de outros artistas, além de atuar como músico e produtor há mais de duas décadas, Pinguim (ou Fabricio Carvalho, seu nome “original”) trabalha desde abril de 2019 como professor de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental na rede pública municipal de Jundiaí, SP.

Os links para o site da HKW e para o vídeo, diretamente no youtube:

https://www.hkw.de/de/programm/projekte/2020/das_verschwinden_der_musik/start.php